Inscrições para Cursos EAD em Saúde na Unifesp

21/02/2019
Visualizado 1167 vezes.
Inscrições para Cursos EAD em Saúde na Unifesp

Cursos gratuitos EAD em Saúde na Unifesp

Estão abertas inscrições para Cursos EAD na Unifesp, que abordam os temas: saúde indígena, gestão local de desastres naturais e avaliação em saúde. Todos são gratuitos, autoinstrucionais e têm início imediato.

Assim, você pode se matricular e iniciar seu curso imeditamante. Mas, se não puder iniciar agora, poderá fazer a sua inscrição até 30 de junho de 2019, nos respectivos links de cada curso.

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) oferece quatro cursos gratuitos. Dois deles abordam a saúde indígena e os demais tratam da gestão local de desastres naturais e da avaliação em saúde, respectivamente.

Inscrições nos Cursos EAD

As inscrições podem ser realizadas até 30 de junho de 2019 nos links disponibilizados abaixo, na descrição de cada Curso.

O Fazer da Saúde Indígena

O Curso O Fazer da Saúde Indígena está embasado na Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada em 2002. Assim, sob essas diretivas, a capacitação aborda as relações entre o contexto histórico, político e social e as bases legais, as quais devem orientar a prática e o atendimento à saúde indígena.

Como principal objetivo, a ampliação do conhecimento sobre saúde indígena dos profissionais da saúde. A diretriz contém recomendações sobre a formação de profissionais atuantes no subsistema de saúde indígena (SASISUS), constituído em 1999.

- público-alvo: livre
- carga horária: 60h
- para se matricular, clique aqui.

Conhecendo a realidade da Saúde Indígena no Brasil

Este módulo - Conhecendo a realidade da Saúde Indígena no Brasil - é uma continuidade do curso O Fazer da Saúde Indígena e tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para um atendimento qualificado a essa população. Assim, será considerando a diversidade dos povos indígenas e os hábitos que impactam em sua saúde.

Dividido em três unidades, o curso aborda os principais conceitos para a prática da saúde indígena, como a atenção diferenciada, a política de saúde e a epidemiologia aplicadas à prestação dos serviços de saúde.

- público-alvo: livre
- carga horária: 60h
- para se matricular, clique aqui.

Gestão Local de Desastres Naturais para a Atenção Básica

Desastres naturais costumam afetar, sobretudo, grupos populacionais e territórios mais vulneráveis. No Brasil, as principais ameaças naturais são as inundações bruscas e cenários de seca.

Assim, observando-se que o setor saúde é um dos mais demandados para agir em situações adversas, a capacitação foi pensada para que os profissionais de saúde possam gerir as ações locais que cabem à Atenção Básica em todas as etapas da gestão desses riscos.

Então, o conteúdo foi elaborado a partir da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que tem características essenciais na gestão de risco e de desastres, como a responsabilidade de atuação em territórios e populações adscritos, conhecendo os problemas e necessidades de saúde dos locais acometidos por desastres naturais.

- público-alvo: livre
- carga horária: 60h
- para se matricular, clique aqui.

Introdução à Avaliação em Saúde

A avaliação em saúde constitui um vasto e intenso campo de práticas éticas, políticas e técnicas com forte incidência sobre os serviços. Assim, o curso Introdução à Avaliação em Saúde abrange conceitos de qualidade, e debate sobre desempenho, pactuação entre federados e processos intimamente relacionados a práticas avaliativas. Neste contexto, o curso de introdução à avaliação em saúde é voltado a profissionais graduados nas diversas áreas de saúde que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente.

Dividido em 5 módulos, os conteúdos abordados permitem ao aluno reconhecer

- o potencial das práticas de monitoramento e avaliação para qualificar a Atenção Básica
- diferenciar a avaliação interna e externa
- avaliação de estrutura, processos e resultados
- julgamento de mérito e relevância
- avaliação e monitoramento
- reconhecer as principais diferenças entre abordagens qualitativas e quantitativas de investigação da realidade

- público-alvo: livre
- carga horária: 60h
- para se matricular, clique aqui.

Conheça a busca Unifesp de voluntários para pesquisas:

- Urologia Unifesp recruta ciclistas para Estudo da Fertilidade Masculina
- Unifesp busca Voluntários para Pesquisa sobre uso de Drogas e Infertilidade
- Efeito do Óleo de Lavanda no Sono de Mulheres na Unifesp

Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp