Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Unifesp busca Voluntários para Pesquisa sobre uso de Drogas e Infertilidade

12/12/2018
visibility 336

O Centro de Pesquisa em Urologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está recrutando voluntários para participar de Pesquisa sobre uso de Drogas e Infertilidade.

A pesquisa estuda o efeito do uso da Droga Maconha sobre a qualidade do Sêmen, para saber o quanto pode implicar na Infertilidade Masculina. O objetivo do trabalho será avaliar a qualidade funcional de espermatozoides em homens adultos usuários de maconha e compará-los aos dos não usuários.

Requisitos e restrições para voluntários

- com idade entre 18 e 50 anos,espermatozóides
- sem histórico de cirurgia urológica,
- sem doença sistêmica e/ou sexualmente transmissível.

Após estarem cientes dos procedimentos e consentirem sua participação na pesquisa, os voluntários realizarão coleta de sêmen no Laboratório de Reprodução Humana da disciplina de Urologia (Rua Napoleão de Barros 628). Os voluntários terão acesso aos resultados de exame do material analisado.

Pesquisa sobre Drogas e Infertilidade

Atualmente, diversos hábitos têm afetado a Fertilidade Masculina e dentre eles o uso de drogas. Assim, os estudos dos seus efeitos tem chamado a atenção da comunidade cintífica, e da Unifesp.

Maconha

Como a Maconha é a droga ilícita mais consumida ao redor do mundo. Embora ilícita, apresenta tanto efeitos terapêuticos, quanto nocivos. Então, com o olhar em seus benefícios, diversos países estão mudando suas leis e regulando seu uso terapêutico e social.

Por isso, estudos em torno da Maconha permeiam o universo acadêmico. E neste meio cietífico está o Centro de Pesquisa em Urologia da Unifesp, que estuda os efeitos provocados pelo principal princípio ativo da maconha, o THC, cujos efeitos podem alterar o sistema reprodutor masculino, reduzindo a produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), resultando no comprometimento da produção e provocando alteração dos espermatozoides.

Contato com a pesquisadora Luana Adami

- telefones (11) 98787-5347 e 3807-4062 ou,
- e-mail luana_adami@hotmail.com

Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Luana Nayara Gallego Adami
Biomédica e Mestra em Ciências - Medicina (Urologia)
Doutoranda em Fertilidade Masculina
Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Veja outras pesquisas Unifesp que buscam voluntários.

Sugestão: Saiba mais sobre o Grupo de Trabalho "Mulheres na Ciência" manifesta apoio à inclusão do período de licença maternidade no currículo lattes.