Qualificação em Gestão de Resíduos

22/01/2020
Visualizado 456 vezes.
Qualificação em Gestão de Resíduos

A Prefeitura de São Paulo promove qualificação gratuita em gestão de resíduos e empreendedorismo sustentável, cuja iniciativa é voltada à sustentabilidade, qualificação e geração de renda.

Programa Recicla Tec

São 1000 vagas no Programa Recicla Tec vai capacitar pessoas no setor de reutilização de materiais recicláveis. O programa, que vai atender inicialmente as zonas leste e sul da capital.Resíduos sólidos e ecologia

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas até 24 de fevereiro de 2020.

Instituto Akhanda

O curso será ministrado pelo Instituto Akhanda, contratado para a aplicação das aulas. Os encontros vão destacar a gestão de resíduo sólido pelo upcycling, um processo que diferente da reciclagem, que recria um objeto descartado mantendo a sua estrutura básica, transforma a matéria em outro objeto de forma criativa, agregando valor ao produto que passa a ter uma qualidade superior a reciclagem.

A medida, além de reaproveitar resíduos que antes causava danos ao meio ambiente, também reduz o consumo de minérios e matérias-primas como o petróleo, por exemplo.

A categoria upcycling de gestão de resíduos está inserida nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que estipula metas a serem cumpridas até 2030.

Curso Gestão de Resíduos

Em dois módulos, o curso Gestão de Resíduos é dividido em teórico e prático, com duração de 150 horas em um período de 4 meses.

Os interessados poderão fazer as aulas durante a semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, ou apenas nos sábados, onde o curso se estende para 8 meses de duração, sempre das 8h às 12h ou das 13h às 17h.

Na primeira etapa, o ReciclaTec atenderá as zonas sul, na região de Parelheiros e Jabaquara, e leste, no distrito de Itaquera.

As aulas do Recicla Tec terão início em março de 2020, os interessados em participar deverão se inscrever pelo link GoogleDocs até 24 de fevereiro. 

Para se inscrever é necessário ter 16 anos ou mais. As vagas são limitadas.

Serviço Recicla Tec

Recicla Tec - Ressignificação de resíduos sólidos
- inscrições: até 24 de fevereiro pelo link GoogleDocs
- início das aulas: 2 de março de 2020

Zona sul

Parque Natural Municipal Itaim - R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros
- Segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Instituto Akhanda - Av. Leonardo Vinci, 2650 - Jabaquara
- segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h
- aos sábados, das 8h às 13h

Zona Leste

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo - Estrada da Fazenda do Carmo, 350 - Gleba do Pêssego / Itaquera
- aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h ou das 13h às 17h

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Pode lhe interessar - Cursos Gratuitos de Empreendorismo nos Cates