Florais, Constelação Familiar e Cromoterapia no SUS e na Vila Mariana

13/03/2018
Visualizado 1269 vezes.
Florais, Constelação Familiar e Cromoterapia no SUS e na Vila Mariana

Práticas como Florais, Constelação Familiar e Cromoterapia foram introduzidas em 12 de março de 2018 no Sistema Único de Saúde (SUS). Veja onde achar seu terapeuta na Vila Mariana.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) foi criada em 2006, atualizada em março de 2017 e agora, em março de 2018 foi novamente ampliada. Foram introduzidas mais 10 técnicas ao documento. É importante considerar, que, embora, corriqueiramente se encontre a expressão "técnicas alternativas", ela não é adequada. Pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as práticas devem complementar a Medicina Tradicional e não a substituir.

Florais - AngélicaDez novos procedimentos PNPIC e indicação de terapeutas particulares

Terapia Floral
Os florais são preparados líquidos - essências ou tinturas mães - que carregam o padrão energético da natureza vital de cada flor. É uma terapêutica vibracional que atua nos níveis emocional, mental e espiritual dos seres humanos.

Terapeutas florais: Margareth (5575-4251); Odete Zanco (9 9979-0868); Roberta Goldammer (9 8462-5601); Dulce Pimentel (9 5482-1701), Paula Vila Nova (9 4151-5469) e Sandra C. da Cunha (atendimento particular na Mooca e po Skipe - 9 9145-4589).

Imposição de mãos - o Reiki é uma das técnicas de Imposição de Mãos, a qual já foi incluida no SUS em 2017. A cura pela imposição de mãos promove a estimulação da energia do indivíduo, fazendo-a circular. Também, o paciente recebe energia do Universo. Promove bem estar, diminui estresse e ansiedade. Exemplos Reiki, passes, Johrei, benzimento.

Cromoterapia - cura e tratamentos pelas cores, com o objetivo de harmonizar o corpo. O próprio paciente, poderá imaginar a luz colorida chegando ao seu corpo. Por exemplo, o azul, alivia dores.

Cromoterapeutas: Alessandra Amorim (9 8121-6506) e Roberta Goldammer (9 8462-5601).

Constelação familiar - técnica que simula espacialmente as relações familiares, com o objetivo de identificar bloqueios emocionais de gerações entre membros da família.

Terapeutas de constelação familiar: Odete Zanco (9 9979-0868) e Sandra C. da Cunha (atendimento particular na Mooca e po Skipe - 9 9145-4589).

---->>>> A massagem Shantala foi incluida no SUS em março de 2017 - curso na Unifesp

---->>>> Palestra na Unifesp: teoria da interface físico-etérico na saúde e espiritualidade

Apiterapia - utilização de produtos das abelhas nas colmeias como: apitoxina, geléia real, pólen, própolis, mel, etc.

Aromaterapia - uso de óleos essenciais puros ou diluidos para promover bem estar e saúde. Pode ser usado em massagem ou em ambientes. Por exemplo, a Lavanda acalma e pode usada em consultórios. O Olibanum é bactericida e na antiguidade oriental era aplicado em hospitais e em casas com pessoas doentes.

Aromaterapia - Resina Olibanum

Aromoterapeuta: Roberta Goldammer (9 8462-5601).

Bioenergética - psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos para aliar a visão diagnóstica à compreensão do sofrimento/adoecimento. Libera tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

Terapeuta em bioenergética: Cláudia Janousek (9 9866-7738 - atendimento em Jundiai),

Geoterapia - uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo. Usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

Hipnoterapia - conjunto de técnicas que pelo relaxamento, concentração induz a pessoa a alcançar um estado de consciência aumentado que permite alterar comportamentos indesejados. A hipnose é largamente usada na psiquiatria.

Ozonioterapia - mistura dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias de administração com finalidade terapêutica e promove melhoria de diversas doenças. Usado na odontologia, neurologia e oncologia.

Fonte: Ministério da Saúde