Vila Mariana - São Paulo - SP
Vila Mariana
São Paulo/SP

Cursos de Interpretação e Produção de Textos

visibility 10677

Oficina de escrita com Plínio Camillo

Oficina de Escrita Teatral com Plínio Camillo

Plínio Camillo oferece mais uma Oficina de Escrita Teatral.

➣ São oito (8) encontros de duas (2) horas cada.
➣ Nas segundas e quartas-feiras, das 20s às 22h.
➣ Início em 14 de junho de 2021

Investimento: Duzentos Reais (R$200)

Para participar desta epopeia, saiba mais e adquira seu curso em África e Africanidades

Em Cena Pretos

Em Cena Pretos se inspira em Lélia Gonzalez.
"Estamos cansados de saber que nem na escola, nem nos livros onde mandam a gente estudar, não se fala da efetiva contribuição das classes populares, da mulher, do negro do índio na nossa formação histórica e cultural. Na verdade, o que se faz é folclorizar todos eles."

Por quê Em Cena Pretos?

Plínio Camillo justifica:
"Assim como Abdias do Nascimento, engajado na luta para combater o racismo e a desigualdade racial, utilizou do Teatro Experimental do Negro como uma maneira de inserir os negros, não só culturalmente, como também artística e socialmente. Essa ação, capacitação na escrita teatral /dramática para o povo preto, pretende ser o destruidor das imagens negativas, que infelizmente ainda perdura, das pessoas dos corpos e das histórias negras.

Também uma forma de transmitir a pluralidade de visões destes descendentes de africanos sequestrados há mais de quatrocentos anos.
"

Proposta dos Encontros

Serão oito (8) quizumbas práticas de escrita com duas (2) horas cada. Nestes encontros serão produzidos pequenas esquetes e /ou cena teatrais. Além da leitura e discussão de peças curtas.

A produção de texto teatrais será confeccionada a partir de textos não-teatrais produzidos pelos participantes ou não que sirva de base e inspiração aos exercícios a realizar.

Introduzir e/ou reforçar as competências dos formandos sobre as várias etapas do processo de escrita de peças de teatro de curta duração, desde o desenvolvimento da ideia e caracterização das personagens, à adequação da estrutura do texto dramático ao enredo, à manipulação do Tempo, Espaço e Causalidade e à adequação dos diálogos às personagens e à atmosfera da peça.

Cidadãos Beneficiários

➣ Pessoas que se autodenominam, pretos, negros, mulatos e pardos;
➣ Maiores de 18 anos;
Pessoas interessadas e iniciar/aprender/ apreender a escrita teatral /dramatúrgica em sua área de trabalho.

Objetivos

➣ Proporcionar, a cada um dos participantes, momentos agradáveis de prática de escrita;
➣ Promover a aquisição de novos conhecimentos da dramaturgia teatral;
➣ Ampliar os conhecimentos sobre o sistema da linguagem escrita;
➣ Desenvolver a inteligência linguística através do enriquecimento vocabular e do aperfeiçoamento da construção textual.
➣ Desenvolver habilidades de apropriação do sistema de escrita e reescrita de textos, dentro de um contexto significativo.
➣ Discutir o processo de criação do texto teatral, suas técnicas, suas dificuldades e suas particularidades.
Estimular a criatividade e a imaginação e a sensibilidade, usando técnicas individuais e de trabalho conjunto.
Experimentar as palavras e verificar a sua adequação em vários contextos.
➣ Entender a história e especificidade da escrita para teatro;
➣ Entender os elementos fundamentais da escrita para teatro;
➣ Experimentar na prática os princípios singulares da escrita para teatro;
Análise de uma cena.
Produzir textos teatrais curtos;
Revelar as capacidades interpretativas;
Utilizar o lúdico, para incentivar a produção do texto teatral.

Em Cena Pretos

➣ Dezesseis (16) horas divididas em oito (8) quizumbas de duas horas cada.
➣ Mínimo: Cinco (5) participantes.
➣ Máximo: Vinte (20) participantes. Para esses participantes existirá a necessidade de aplicação: estudos antes e depois dos encontros. Material de apoio será ofertado.

Programação dos Encontros

Encontros on-line e ao vivo, das 20h às 22h

➣ Quizumba 1 - Conteúdos: Princípios da Dramaturgia; exercícios práticos de construção de peça - 14/06/2021
➣ Quizumba 2 - Conteúdos: Princípios da Dramaturgia; exercícios práticos de cenas - 16/06/2021
➣ Quizumba 3 - Conteúdos: Construção de personagens e exercícios práticos sobre os temas - 21/06/2021
➣ Quizumba 4 - Conteúdos: Construção de personagens, Jornada do Protagonista e exercícios práticos sobre os temas - 23/06/2021
➣ Quizumba 5 - Conteúdos: Desenvolvimento de enredo, construção de esquetes - 28/06/2021
➣ Quizumba 6 - Conteúdos: Diálogos e Monólogos - 30/06/2021 das 20:00 às 22:00 (Ao vivo)
➣ Quizumba 7 - Conteúdos: Pratica e discussão da escrita teatral - 05/07/2021
➣ Quizumba 8 - Conteúdos: Apresentação de trabalhos.- 07/07/2021

Considerações

➣ Estes encontros serão feitos pela plataforma MOODLE e ZOOM.
➣ Para a vivencia, deverão se inscrever na Plataforma e inscrever-se no curso (poderemos fazer também em grupo).
➣ Também receberão um convite para a entrada na Plataforma Zoom, antes de cada encontro.

Obras e coletâneas de Plínio Camillo

O Namorado do papai ronca
Coração Peludo
➣ Bombons Sortidos
➣ Outras Vozes
➣ Abigail
➣ DesContos de Fadas
➣ PRIMEIRAMENTE

Gostou, então participe desta epopeia. Saiba mais e adquira seu curso em África e Africanidades

Mas que é Plínio Camillo?

Ele é sagitariano. Descubra mais no Blog Plínio Camillo.

Estratégias de leitura, compreensão e interpretação de textos na escola

Considerações iniciais
Há mais de quinze anos atuando principalmente no Ensino Fundamental como professora de Língua Portuguesa, sempre me incomodaram as queixas dos pais, dos próprios professores e dos alunos em relação à má formação lingüística dos estudantes ao final do Ensino Médio. Observando a prática pedagógica em escolas da rede pública e particular, tradicionais ou de orientação construtivista, comecei a perceber a inconsistência da maioria das atividades elaboradas nas aulas - observação essa que me levou a muitos questionamentos: o que o assusta nas aulas de LP? O que afasta o aluno da leitura e da escrita?
Por - Beatriz dos Santos Feres
Fonte - site do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos
Leia mais...