Experiência de Quase Morte

16/01/2020
Visualizado 439 vezes.
Experiência de Quase Morte

Eduardo Luís de Queiroz, doutorando em psicologia busca voluntários que passaram pela Experiência de Quase Morte (EQM) para conversas presenciais ou pelo Skype.

O que é Experiência de Quase Morte

EQM é um conjunto de visões e sensações percebidas em situações de morte iminente. Acontece quando o indivíduo está num estado próximo de clinicamente morto e tem um experiência de caráter espiritual ou transcendental.Experiência de Quase Morte

Ele se percebe fora do próprio corpo e vê pessoas a sua volta no leito. Em outros casos percebe um túnel de luz, vê parentes mortos (ou desencarnados), encontra seres de luz ou assiste o filme da própria vida, entre outros fenômenos conhecidos da experiência.

Segundo Eduardo, “ Experiências de quase morte (EQM) são profundas vivências psicológicas de pessoas que enfrentaram perigo real de morte com parada cardíaca, frequentemente associadas a um estado alterado de consciência e que ocasionam profundas mudanças na vida dessas pessoas.”

Termo EQM

Ainda, segundo Eduardo, “O termo experiência de quase morte e sua sigla, EQM, foram cunhados pelo Dr. Raymond Moody Jr. em 1975, no seu livro “Vida depois da vida”. A obra consiste em relatos de cerca de 150 pacientes que descrevem suas experiências e é referência constante em estudos científicos do tema. Entretanto, é imperativo dizer que esta contribuição não tem caráter científico. O próprio Raymond (1975) afirma: “(...) não estou tentando provar que existe vida depois da morte” (p. 15). Sendo inexequível tal estudo, o autor aborda a questão da morte em duas vertentes, deixando clara a intenção de sua obra: “Alguns dizem que a morte é a aniquilação da consciência; outros (...) que a morte é a passagem da alma ou da mente para uma outra dimensão da realidade (...) não pretendo contrariar nenhuma dessas duas respostas. Quero simplesmente fornecer o relato de uma pesquisa que empreendi pessoalmente” (Raymond Moody Jr, 1975, p. 21).

O Doutorado

O objetivo da pesquisa de doutorado - na área de psicologia - é entender como ocorre o processo de autoconhecimento dessas pessoas depois da experiência. Quais são as mudanças que ocorrem, e como é esse processo de transformação.

São duas vertentes de pesquisa:

  • crença na vida após a morte
  • dedicação a uma religião

Voluntários

A pesquisa é feita a partir de entrevistas, que podem ser presenciais ou pelo Skype.

Este trabalho abre uma oportunidade para a pessoa se colocar a vontade para relatar o que sentiu, como passou pela experiência e ser ouvida por um profissional sério e qualificado, que realmente está interessado na sua história.

Sem julgamentos, portanto é uma oportunidade para conversar sobre EQM sem constrangimentos, lembrando que a identidade do indivíduo é sempre mantida em sigilo.

Como participar da Pesquisa EQM

Para participar da pesquisa, entre em contato com Eduardo pelo

WhatsApp 11 99299-2930

Observação

- Os relatos são sem troca monetária entre os envolvidos, ou seja, nem o doutorando, nem quem faz o relato pagam ou recebem dinheiro por essas conversas.

Quem é Eduardo Luís de Queiroz

Eduardo Luís de Queiroz possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1998) sendo especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (Lato Sensu) e Doutorando em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales de Buenos Aires.

Atualmente é professor-tutor do FGV online, Professor e supervisor de estágio em Psicologia na Universidade Braz Cubas e professor da área de psicologia organizacional na Faculdade Impacta de Tecnologia. Tem experiência na área de Psicologia, atuando em área clínica, mas com ênfase de carreira na área de Psicologia Organizacional tanto na área corporativa como acadêmica.

Especialista em tutoria. Psicoterapeuta junguiano desde 1998, pesquisa temas como Individuação, psicologia masculina e feminina, EQM (experiência de quase morte) e espiritualidade como demanda psíquica. Fonte: Currículo Lattes CNPq.