43ª Mostra Internacional de Cinema de SP

18/10/2019
Visualizado 638 vezes.
43ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Historicamente a Cinemateca Brasileira integra o circuito das salas de exibição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 17 a 27 de outubro de 2019.

43ª Mostra Internacional de Cinema na Cinemateca

Na 43ª edição da Mostra há um rico painel da produção mundial contemporânea, em competição, além de estreias, homenagens e programas retrospectivos.

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

Em comemoração ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, a Cinemateca e a 43ª Mostra realizam, no dia 27 de outubro, a exibição gratuita do Programa Méliès e Primórdios do Cinema Brasileiro no vão-livre do MASP. A sessão contará com acompanhamento musical ao vivo e reúne curtas restaurados de Georges Méliès e animações pioneiras, Macaco feio… macaco bonito (1929) e Frivolitá (1930), ambos dirigidos por Luiz Seel.Cinemateca Brasileira

Os ingressos das sessões seguem o preço proposto pela Mostra.

Para maiores informações sobre a programação e ingressos: www.43.mostra.org

Programação da Cinemateca

Leve-me para um lugar Ideal

- quinta-feira, 17 de outubro, às 17h

Sinopse: Em Leve-me para um lugar Ideal, a protagonista Alma - no começo da vida adulta - deixa a casa da mãe na Holanda e viaja para sua terra natal, a Bósnia, para encontrar o pai que nunca conheceu.

Mas desde o início, nada corre como planejado. Seu primo Emir não é receptivo e zomba da vida fácil da jovem no Ocidente. Ao mesmo tempo, uma forte atração sexual leva a jovem a se relacionar com o melhor amigo de Emir, o problemático Denis. À medida que os obstáculos aumentam, Alma segue determinada a achar o pai. Ela só precisará conhecer a si mesma antes.

Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Roterdã. Indicado para 16 anos.

- Direção: Ena Sendijarevic
- Título Original: Take Me Somewhere Nice
- País de Origem: Holanda e Bósnia - Ano 2019 - Colorido - 91 minutos
- Elenco: Luna Zorić, Lazar Dragojević, Ernad Prnjavorac, Sanja Burić e Jovana Jasna Đuričić

Meu verão extraordinário com Tess

- quinta-feira, 17 de outubro, às 19h

Sinopse: Por medo de ficar sozinho, Sam põe em prática durante as férias o “treinamento de solidão”, que ele mesmo criou. Mas o menino conhece Tess, uma garota que carrega um grande segredo, e acaba atraído para uma aventura que o faz perceber que valorizar a família é mais importante que fugir.

Menção Especial na seção Generation K Plus no Festival de Berlim. Livre.

- Direção: Steven Wouterlood
- Título Original: Mijn Bijzonder Rare Week Met Tess
- País de Origem: Holanda e Alemanha - Ano 2019 - Colorido - 82 minutos
- Elenco: Sonny Van Utteren e Josephine Arendsen

System Crasher

- quinta-feira, 17 de outubro, às 20h45

Sinopse: E System Crasher, Benni é uma menina de nove anos revoltada, agressiva e imprevisível. A garota foi expulsa de todas as escolas onde estudou e não vive com a mãe, que tem medo dela. O serviço social contrata Micha, uma especialista em controle de raiva, para acompanhar Benni na escola.

Vencedor do Prêmio Alfred Bauer no Festival de Berlim. Indicado para 18 anos.

- Direção: Nora Fingscheidt
- Título Original: Systemsprenger
- País de Origem: Alemanha - Ano 2019 - Colorido - 119 minutos
- Elenco: Helena Zengel, Albrecht Schuch, Gabriela Maria Schmeide e Lisa Hagmeister

Magalí

- sexta-feira, 18 de outubro, às 17h

Sinopse: Depois de receber a notícia da morte de sua mãe, Magalí retorna à cidadezinha onde cresceu, no norte da Argentina. Lá, ela encontra seu filho de dez anos e uma comunidade próxima, na qual tradições antigas ainda fazem sentido. Um puma rodeia a cidade e aparece em seus sonhos.

O animal está comendo todo o gado, e Magalí e o filho são escolhidos para realizar um ritual para guiar o bicho de volta ao seu mundo. Indicado para 12 anos.

- Direção: Juan Pablo Di Bitonto
- Título Original: Magalí
- País de Origem: Argentina - 2019 - Colorido - 81 minutos
- Elenco: Eva Bianco, Gustavo Contreras, Ariel Gaspar e Cristian Nieva

Música e Apocalipse

- sexta-feira, 18 de outubro, às 18h40

Sinopse: Em Música e Apocalipse, a cientista climática Phoebe Phaidon assume o seminário “Introdução aos Estudos de Simulação”, no Instituto de Cibernética da Universidade de Berlim, de Brenda Berger, chefe da instituição.

Brenda precisa participar de seu projeto, uma simulação virtual da mudança climática, com financiamento privado, para evitar o ameaçado desligamento de seu instituto pelo conselho da universidade. Tudo depende de uma avaliação bem-sucedida no final do semestre.

Phoebe é obrigada a trabalhar na simulação e um consultor corporativo é contratado como treinador motivacional para os funcionários do local. Os alunos de Phoebe suspeitam de um interesse corporativo por trás da pesquisa da Abstract-Wege e ocupam a biblioteca da universidade. Phoebe viaja para uma conferência em Gdańsk, na Polônia, com um colega para decifrar o segredo por trás do iminente apocalipse. Indicado para 10 anos.

- Direção: Max Linz
- Título Original: Weitermachen Sanssouci
- País de Origem: Alemanha - 2019 - Colorido - 80 minutos
- Elenco: Sarah Ralfs, Bernd Moss, Philipp Hauß e Sophie Rois

A filha do treinador

- sexta-feira, 18 de outubro, às 20h20

Sinopse: A filha do treinador - Wiktoria é uma garota de 17 anos que se dedica ao jogo de tênis, sob o olhar atento de Maciej, seu pai e também seu treinador.

Como de costume, os dois se preparam para viajar pela Polônia e participar de algumas competições. Mas essa temporada não será igual a todas: Igor, um jovem e promissor atleta, também treinado por Maciej, se junta a eles. Wiktoria logo se apaixona por Igor. Cansada dos treinos pesados, a menina encontra uma razão para viver fora das quadras. Indicado para 16 anos.

- Direção: Lukasz Grzegorzek
- Título Original: Córka Trenera
- País de Origem: Polônia - 2018 - Colorido - 92 minutos
- Elenco: Jacek Braciak, Karolina Bruchnicka e Bartlomiej Kowalski

A viagem do Príncipe

- sábado, 19 de outubro, às 17h

Sinopse: Em um mundo dominado por macacos, um velho príncipe consegue sobreviver a uma travessia marítima. Em uma costa desconhecida, ele é encontrado pelo jovem Tom, quando então começa a descobrir um mundo inteiramente novo, mas também perigoso. Indicado para 12 anos.

- Direção: Jean-François Laguionie e Xavier Picard
- Título Original: Le Voyage du Prince
- País de Origem: França e Luxemburgo - 2019 - Colorido - 77 minutos

Eu prometo ser sensato

- sábado, 19 de outubro, às 18h40

Sinopse: Eu prometo ser sensato, depois de anos de dificuldades no teatro, Frank deseja uma vida mais calma e aceita um emprego como guarda de um museu nos arredores de Paris.

No entanto, ele não contatava com Sibylle, uma oficial de vigilância que atrapalha sua tranquilidade e a quem se vê obrigado a se unir para criar uma pequena farsa. Indicado para 12 anos.

- Direção: Ronan Le Page
- Título Original: Je promets d’être sage
- País de Origem: França - 2019 - Colorido - 92 minutos
- Elenco: Pio Marmaï, Léa Drucker, Mélodie Richard, Gilles Privat e Florence Janas

Amazing Grace

- sábado, 19 de outubro, às 20h30

Sinopse: Em 1972, Aretha Franklin gravou o álbum Amazing Grace com o coral Southern California Community na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles. Foi um retorno às raízes, pois Aretha iniciou a carreira com a música gospel.

Gravado em dois dias e ao vivo, Amazing Grace se tornou o disco gospel mais bem-sucedido de todos os tempos. O material que deu origem ao documentário foi filmado em 13 e 14 de janeiro de 1972, com uma equipe de filmagem, engenheiros de som e cinco câmeras de 16mm, todas dirigidas por Sydney Pollack. Livre.

- Direção: Alan Elliott
- Título Original: Amazing Grace
- País de Origem: EUA - 2019 - Colorido - 89 minutos

Stockhaousen / Preljocaj (diálogos) / Eldorado

- domingo, 20 de outubro, às 16h

Sinopse: Em 2007, durante os ensaios de Eldorado, baseado em uma peça musical de Karlheinz Stockhausen, Angelin Prejolcaj visitou o compositor em Colônia.

Olivier Assayas nos permite descobrir o mundo da criação e a arte do renomado compositor alemão que influenciou uma geração de músicos, de Beatles a Björk. Indicado para 16 anos.

- Direção: Olivier Assayas
- Título Original: Stockhausen / Preljocaj (Conversation)
- País de Origem: França - 2008 - Colorido - 52 minutos

43ª Mostra Internacional de Cinema na Cinemateca

À espera de turistas

- domingo, 20 de outubro, às 18h40

Sinopse: Um jovem alemão presta serviços voluntários no Museu de Auschwitz e cuida também de um sobrevivente do campo de concentração que mora nas proximidades - um velho teimoso que o trata com arrogância e impaciência. Quando o rapaz se apaixona por uma tradutora, seu cotidiano muda, apesar das marcas indissociáveis entre o passado e o presente daquele lugar. Indicado para 14 anos.

- Direção: Robert Thalheim
- Título Original: Am Ende Kommen Touristen
- País de Origem: Alemanha - 2007 - Colorido - 85 minutos
- Elenco: Alexander Fehling, Ryszard Ronczewski, Barbara Wysocka e Piotr Rogucki

La mala noche

- domingo, 20 de outubro, às 20h20

Sinopse: Em La mala noche, Dana é bonita e inteligente e, para sobreviver, recorre à prostituição. Ela precisa entregar a maioria do dinheiro que ganha ao chefe do tráfico de pessoas, que a protege e a explora.

A mulher tem a esperança de conseguir sua liberdade, caso se comporte bem, mas a doença de sua filha a impede de atingir seus objetivos. Um incidente inesperado dá chance a Dana de sair dessa situação e de buscar justiça com as próprias mãos. Indicado para 16 anos.

- Direção: Gabriela Calvache
- Título Original: La mala noche
- País de Origem: Equador e México - 2019 - Colorido - 95 minutos
- Elenco: Nöelle Schönwald, Cristian Mercado e Jaime Tamariz

Guerra do Algodão

- quinta-feira, 24 de outubro, às 17h

Sinopse: Em Guerra do Algodão, Dora é uma adolescente criada na Alemanha. Pela primeira vez, ela visita sua enigmática avó no Brasil. Porém, quando tenta voltar à Europa a todo custo, Dora começa a descobrir a incrível história por trás das mulheres de sua família. Indicado para 14 anos.

- Direção: Marília Hughes e Cláudio Marques
- Título Original: Guerra do algodão
- País de Origem: Brasil - 2019 - Colorido - 87 minutos
- Elenco: Dora Goritzki, Thaia Perez e Thaila Lima

Nina Wu

- quinta-feira, 24 de outubro, às 18h50

Sinopse: Nina Wu é uma atriz em ascensão que consegue um ótimo - ainda que desafiante - papel em um filme, que pode ser o ponto de virada em sua carreira. Porém, Nina sofre com as cenas de nudez e sexo, e com as muitas exigências do diretor.

Ela, então, precisa voltar à sua cidade natal, pois a empresa de seu pai faliu e sua mãe teve um ataque cardíaco. Lá, Nina tenta se reaproximar de Kiki, uma amiga de infância, mas é assombrada pela paranoia de que uma mulher misteriosa a persegue. Indicado para 18 anos.

- Direção: Midi Z
- Título Original: Zhuo Ren Mi Mi
- País de Origem: Taiwan / Malásia / Myanmar - 2019 - Colorido - 103 minutos
- Elenco: Wu Ke-xi, Sung Yu-hua, Hsia Yu-chiao e Shih Ming-shuai

De quem é o sutiã?

- quinta-feira, 24 de outubro, às 21h

Sinopse: O maquinista Nurlan faz sua última viagem antes de se aposentar. No caminho, o trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul. Temendo dias solitários, Nurlan embarca em uma jornada: encontrar a dona da peça íntima.

Assim, ele conhece várias mulheres e pede para que elas experimentem o sutiã para a fúria de uma porção de maridos. Indicado para 12 anos.

- Direção: Veit Helmer
- Título Original: The Bra
- País de Origem: Alemanha - 2018 - Colorido - Som: Mudo - 90 minutos
- Elenco: Miki Manojlović, Paz Vega, Chulpan Khamatova, Denis Lavant e Maia Morgenstern

Estação das Chuvas

- sexta-feira, 25 de outubro, às 17h

Sinopse: As Chuvas acontecem na época das monções em Singapura, quando a cidade fica chuvosa. O clima reflete a situação de Ling, uma professora de chinês cujo casamento e a vida profissional estão se desfazendo porque ela é incapaz de ter um filho.

Porém, uma improvável amizade com uma aluna a ajuda a reafirmar sua identidade como mulher. Indicado para 14 anos.

- Direção: Anthony Chen
- Título Original: Wet Season
- País de Origem: Singapura / Taiwan - 2019 - Colorido - 103 minutos
- Elenco: Yann Yann Yeo, Koh Jia Ler, Christopher Lee e Yang Shi Bin

Desarquivando Alice Gonzaga | II Encontro de acessibilidade audiovisual do Mercosul

- sexta-feira, 25 de outubro, às 18h30

Sinopse: Alice Gonzaga é guardiã de uma parte importante da história do cinema nacional. Ela é filha de Adhemar Gonzaga, fundador da Cinédia, o primeiro estúdio de cinema do Brasil. No documentário, Alice abre os arquivos da empresa e mostra as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas. Livre.

- Direção: Betse de Paula
- Título Original: Desarquivando Alice Gonzaga
- País de Origem: Brasil - 2017 - Colorido e PB - 82 minutos

3ª Prêmio Abra de roteiro

- sexta-feira, 25 de outubro, às 20h

Flores do Cárcere

- sábado, 26 de outubro, às 17h

Sinopse: Em Flores do Cárcere, seis ex-detentas voltam à Cadeia Pública de Santos, onde cumpriram suas penas, doze anos após serem libertadas. A cadeia agora está abandonada, e elas refletem sobre o encarceramento feminino e sobre a reintegração na sociedade. Livre.

- Direção: Paulo Caldas e Bárbara Cunha
- Título Original: Flores do cárcere
- País de Origem: Brasil - 2019 - Colorido - 82 minutos

Desordem

- sábado, 26 de outubro, às 18h40

Sinopse: No meio de uma tempestade, três adolescentes invadem uma loja de instrumentos musicais e se veem frente a frente com o dono do lugar, que está armado. Depois de uma briga, o homem acaba morto e os jovens fogem pela noite, com sangue nas mãos.

Eles fazem parte de uma banda de pós-punk em ascensão, e um assassinato é a última coisa que precisam. Indicado para 18 anos.

- Direção: Olivier Assayas
- Título Original: Désordre
- País de Origem: França - 1986 - Colorido - 88 minutos

Adam

- sábado, 26 de outubro, às 20h20

Sinopse: O desajeitado adolescente Adam acaba de terminar o primeiro ano do ensino médio. Quando sua irmã mais velha, Casey, sugere que ele a visite em Nova York, o rapaz imagina que finalmente conhecerá uma garota.

A fantasia não se materializa como o esperado, já que Casey abraçou com entusiasmo a vida da comunidade LGBT do Brooklyn e convida Adam para participar dessa vida social e de eventos militantes. O jovem, então, apaixona-se por Gillian, uma menina inteligente e bonita, que assume erroneamente que Adam é trans.

Atordoado e apaixonado, ele concorda com a suposição dela, resultando em uma sucessão de erros que não está muito pronto para cometer. O filme é baseado no livro homônimo escrito por Ariel Schrag. Indicado para 12 anos.

- Direção: Rhys Ernst
- Título Original: Adam
- País de Origem: EUA - 2019 - Colorido - 96 minutos
- Elenco: Nicholas Alexander, Bobbi Salvör Menuez, Leo Sheng e Chloë Levine

Carlos, o Chacal

- domingo, 27 de outubro, às 16h

Sinopse: Carlos, o Chacal é a história de Ilich Ramirez Sanchez, que, durante duas décadas, foi um dos terroristas mais procurados do planeta.

Entre 1974 em Londres, quando tentou assassinar um empresário britânico, e 1994, ao ser preso em Cartum, ele viveu muitas vidas sob diversos pseudônimos, e sobreviveu a todas as complexidades da política internacional da época.

Quem foi Carlos, como suas identidades se entrelaçavam, se impunham e se articulavam? O que ele foi antes de se comprometer com uma luta sem fim? É ao redor dessas questões que a trama se constrói. Indicado para 16 anos.

- Direção: Olivier Assayas
- Título Original: Carlos
- País de Origem: França / Alemanha - 2010 - Colorido - Duração: 165 minutos
- Elenco: Edgar Ramirez, Alexander Scheer, Nora Von Walstätten e Christoch Bach

Ingressos Individuais

Segundas, terças, quartas e quintas: R$20 (inteira) | R$ 10 (meia)
Sextas, sábados e domingos: R$24 (inteira) | R$12 (meia)

Fonte: Cinemateca Brasileira

- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111

Agora a Cinemateca está mais Próxima do Metrô. Pois, a Estação Hospital São Paulo da Linha Lilás está a 10 minutos a pé da Cinemateca Brasileira.