Sucessos que completam 20 anos na Cinemateca Brasileira

26/06/2019
Visualizado 490 vezes.
Sucessos que completam 20 anos na Cinemateca Brasileira

Reviva Filmes de 1999 na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira revive filmes de 1999 no mês das Férias de Julho de 2019. A programação apresenta vinte filmes que completam 20 anos em 2019, abrangendo produções nacionais e internacionais que compõe em parte o acervo da instituição.Árvores nos Jardins da Cinemateca

Programação Cinemateca

Todas as apresentações serão na sala BNDES.

Quinta-feira, 27 de junho

- 19h - O tempo redescoberto

Sexta-feira, 28 de junho

- 19h - Meninos não choram
- 21h - Tudo sobre minha mãe

Sábado, 29 de junho

- 15h - Toy Story 2
- 17h - Instituto de beleza Vênus
- 19h - Magnólia

Domingo, 30 de junho

- 16h - As virgens suicidas
- 18h - A Bruxa de Blair
- 20h - Clube da Luta

Quinta-feira, 4 de julho

- 19h - Tabu
- 21h - Matrix

Sexta-feira, 5 de julho

- 19h - Notícias de uma guerra particular
- 20h - Clube da Luta

Sábado, 6 de julho

- 16h - Instituto de beleza Vênus
- 18h - Mifune
- 20h - De olhos bem fechados

Domingo, 7 de julho

- 16h - Verão feliz
- 18h - O sexto sentido
- 20h - O verão de Sam

Quinta-feira, 11 de julho

- 19h - O sexto sentidoFrente da Cinemateca
- 21h - Mifune

Sexta-feira, 12 de julho

- 19h - Magnólia

Sábado, 13 de julho

- 17h - Tabu
- 19h - Notícias de uma guerra particular
- 21h - Santo forte

Domingo, 14 de julho

- 16h - Castelo Rá-Tim-Bum: O filme
- 18h - Quero ser John Malkovich
- 20h - Verão feliz

Sinopses dos Sucessos 20 anos

A Bruxa de Blair

Domingo, 30 de junho, às 18h

Sinopse: Três estudantes de cinema desaparecem misteriosamente após se embrenharem nas florestas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo é encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 81 minutos.

Castelo Rá-Tim-Bum: O filme

Domingo, 14 de julho, às 16h

Sinopse: Em Castelo Rá-Tim-Bum: O filme, o menino e aprendiz de feiticeiro de 300 anos Nino vive em um castelo encantado com seus tios e mentores: Morgana, a poderosa feiticeira, e o Doutor Vitor, o grande sábio feiticeiro. O Castelo e seus tios, porém, estão ameaçados pela maldição da bruxa Losângela. Somente através do livro de encantamentos é que Nino poderá se tornar um verdadeiro feiticeiro, para então salvá-los. Entretanto, o livro de Nino continua em branco. Classificação indicativa: livre. Duração: 108 minutos.

Clube da luta

Domingo, 30 de junho, às 20h
Sexta-feira, 5 de julho, às 20h

Sinopse: Um executivo que trabalha numa companhia de seguros sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, até conhecer Tyler, com quem forma o clube da luta. Baseado em romance homônimo de Chuck Palahniuk. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 139 minutos.

De Olhos bem Fechados

Sábado, 6 de julho, às 20h

Sinopse: Em De Olhos bem Fechados, o doutor Bill Hartford leva sua esposa, Alice, para uma festa de Natal no apartamento de um de seus pacientes, Victor. Na volta, uma discussão do casal os faz questionar a fidelidade. O último filme de Stanley Kubrick é uma livre adaptação da novela Breve romance de sonho, escrita por Arthur Schnitzler em 1926. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 159 minutos.

Instituto de beleza Vênus

Sábado, 29 de junho, às 17h
Sábado, 6 de julho, às 16h

Sinopse: Em Instituto de beleza Vênus, Angèle, Marie e Samantha são profissionais da beleza e funcionárias de Madame Nadine no salão Vénus beauté que estão em busca da realização pessoal, felicidade e amor. Vencedor dos Prêmios César de Melhor Direção, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz à Nathalie Baye e Atriz Mais Promissora à Audrey Tatou – um ano antes de estrelar O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 105 minutos.

Magnólia

Sábado, 29 de junho, às 19h
Sexta-feira, 12 de julho, às 19h

Sinopse: Magnólia é um mosaico de um dia na vida de nove personagens, que moram na mesma área de Los Angeles e cujas histórias se cruzam. Música original de Aimee Mann e Jon Brion. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 188 minutos.

Matrix

Quinta-feira, 4 de julho, às 21h

Sinopse: Em Matrix, um hacker descobre de rebeldes misteriosos a verdadeira natureza de sua realidade e seu papel na guerra contra seus controladores. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 136 minutos.

Meninos não Choram

Sexta-feira, 28 de junho, às 19h

Sinopse: Meninos não Choram acontece em uma cidade do interior de Nebraska, Brandon Teena reivindica sua identidade masculina. Na tentativa de buscar a si mesmo e o amor, fazendo amizade com outros garotos e se apaixonando pela garota com quem sai, a sua identidade vem a público e tem início uma crescente onda de violência contra ele. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 118 minutos.

Mifune

Sábado, 6 de julho, às 18h
Quinta-feira, 11 de julho, às 21h

Sinopse: Mifune inicia no dia do seu casamento, jovem yuppie é informado da morte de seu pai e precisa viajar para propriedade de sua família, onde terá que confrontar os traumas de seu passado. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 98 minutos.

Notícias de uma Guerra Particular

Sexta-feira, 5 de julho, às 19h
Sábado, 13 de julho, às 19h

Sinopse: Notícias de uma Guerra Particular, filme amplo e atual é o contundente retrato da violência no Rio de Janeiro. Flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo tráfico de drogas alternam-se a entrevistas com todos os envolvidos no conflito entre traficantes e policiais - incluindo moradores que vivem no meio do fogo cruzado. Vencedor dos Prêmios de Melhor Documentário na competição nacional do Festival É Tudo Verdade e Margarida de Prata da Conferência Nacional Dos Bispos Do Brasil – CNBB, em 2000. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 57 minutos.

Quero ser John Malkovich

Domingo, 14 de julho, às 18h

Sinopse: Um homem consegue um novo emprego no andar 7º e meio um edifício comercial. Lá encontra uma porta secreta que leva literalmente à cabeça do ator John Malkovich. Roteiro de Charlie Kaufman. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 113 minutos.

Santo forte

Sábado, 13 de julho, às 21h

Sinopse: Santo forte acontece em 5 de outubro de 1997, quando uma equipe de cinema entra na favela Vila Parque da Cidade, situada na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Os moradores assistem à missa celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo. Em dezembro, a equipe volta à favela para descobrir como seus moradores vivem a experiência religiosa. Católicos, umbandistas ou evangélicos, todos eles têm em comum a crença numa comunicação direta com o mundo sobrenatural através da intervenção, em seu cotidiano, de santos, orixás, guias, ou do Espírito Santo. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 80 minutos.

O sexto sentido

Domingo, 7 de julho, às 18h
Quinta-feira, 11 de julho, às 19h

Sinopse: Em O sexto sentido, o psicólogo infantil Malcolm Crowe se dedica ao caso de Cole Sear, um garoto de oito anos que tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 107 minutos.

Tabu

Quinta-feira, 4 de julho, às 19h
Sábado, 13 de julho, às 17h

Sinopse: Em Tabu, um jovem de dezoito anos torna-se membro de uma tropa de samurais especialmente selecionados pelo Shogun, e desperta um misto de fascínio e atração sexual entre os demais guerreiros de sua tropa. Último filme do mestre do cinema japonês Nagisa Ôshima. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 100 minutos.

O tempo redescoberto

Quinta-feira, 27 de junho, às 19h

Sinopse: Em O tempo redescoberto, o famoso escritor francês Marcel Proust está em seu leito de morte. Admirando algumas fotos, ele relembra sua vida. As personalidades reais que conheceu misturam-se com os muitos personagens que criou durante sua carreira, como Odette, Gilberte e Albertine. Os dias felizes de sua infância confundem-se com as memórias recentes de sua vida social, de seu reconhecimento como mestre das letras e dos dramáticos momentos vividos durante a Primeira Guerra Mundial. Baseado na obra-prima de Proust, Em busca do tempo perdido. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 169 minutos.Toy Story

Toy Story 2

Sábado, 29 de junho, às 15h

Sinopse: Em Toy Story 2, quando Woody é roubado por um colecionador de brinquedos, Buzz e seus amigos saem em uma missão de resgate para salvar o vaqueiro antes que ele se torne peça de museu, junto com os bonecos de Jessie, Bala-no-alvo e O Mineiro. Classificação indicativa: livre. Duração: 92 minutos.

Tudo sobre minha mãe

Sexta-feira, 28 de junho, às 21h

Sinopse: Tudo sobre minha mãe relata a saga de Manuela, enfermeira de transplante de órgãos que mora com seu filho adolescente em Madri. Após um inesperado acontecimento, ela precisa voltar a Barcelona e falar o pai do garoto. Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e dos Prêmios de Melhor Direção e do Júri Ecumênico. Fotografia de Affonso Beato. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 104 minutos.

Verão Feliz

Domingo, 7 de julho, às 16h
Domingo, 14 de julho, às 20h

Sinopse: Verão Feliz, a jornada de um garoto de nove anos em busca da mãe que nunca conheceu, na companhia de um cinquentão impaciente e arrogante. Música de Joe Hisaishi, colaborador habitual das animações Hayao Miyazaki e parceiro de Kitano em diversos filmes. Classificação indicativa: 12 anos. Duração: 116 minutos.

O Verão de Sam

Domingo, 7 de julho, às 20h

Sinopse: Verão de Sam em 1977. Junto com uma onda de calor, uma série de assassinatos tem início em Nova Iorque. A comunidade fica aterrorizada com o serial killer, que se autodenomina Filho de Sam. No contexto do surgimento do punk-rock, da revolução sexual e da era disco, a amizade de Vinny e Ritchie será testada. Classificação indicativa: 18 anos. Duração: 142 minutos.

As virgens Suicidas

Domingo, 30 de junho, às 16h

Sinopse: Nos subúrbios de Detroit em meados dos anos 1970, um grupo de amigos fica obcecado por cinco irmãs misteriosas - As virgens Suicidas - superprotegidas por seus pais religiosos e rigorosos. Classificação indicativa: 16 anos. Duração: 97 minutos.

Fonte: Cinemateca Brasileira

- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111

Agora a está mais Próxima do Metrô. Pois, a Estação Hospital São Paulo da Linha Lilás está a 10 minutos a pé da Cinemateca Brasileira.