Umapaz: Oficina da Palavra Língua Portuguesa

15/02/2019
Visualizado 446 vezes.
Umapaz: Oficina da Palavra Língua Portuguesa

Oficina da Palavra da Língua Portuguesa

A Umapaz oferece Oficina da Palavra: Revisitando as Origens e a Formação da Língua Portuguesa em março e abril de 2019. Inscrições abertas.

Programa Metodologias Integrativas

O Programa Metodologias Integrativas da Umapaz convida para a Oficina da Palavra com a professora Cladir Garcia. A oficina pretende propiciar reflexões sobre os valores da cultura de paz que possam promover a melhor expressão da sensibilidade do participante na forma escrita.

Conteúdo Programático

- O reconhecimento da Língua Portuguesa e da Literatura como patrimônios culturais que podem ser apropriados para a construção de pactos de convivência, das ações afirmativas e da cultura de paz.
- Noções como os principais conceitos de língua, linguagem e discurso, a história e a expansão da Língua Portuguesa pelos continentes africano e sul-americano, as diversidades do português falado no Brasil e as formas de preconceito linguístico.
- Leitura e interpretação de textos (utilização de técnicas com bases teóricas da Linguística aplicada ao ensino da língua escrita).
- Prática de produção textual. A contribuição das criações literárias para uma sociedade humanística.

Facilitação Cladir Garcia

Cladir Costa Gabriel Garcia é graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Rádio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Além disso, é frequentadora da UMAPAZ na qualidade de participante das Danças Circulares, outros cursos oferecidos pela entidade e parceira voluntária ao realizar a Oficina da Palavra desde 2013 em diversas edições.

Coordenação de Estela Gomes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

- Educação de Qualidade
- Igualdade de Gênero
- Trabalho Decente e Crescimento Econômico
- Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Serviço: Oficina da Palavra Língua Portuguesa

- dias: 11, 18 e 25 de março; 1, 8 e 15 de abril, em segundas-feiras
- horário: das 9h às 12h
- público: interessados
- vagas: 40
- local: Sede da Umapaz - Parque Ibirapuera

Fonte: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - Umapaz

- Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.
- Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)
- Telefone: 11-5572-1004
- Vila Mariana - São Paulo - SP