Psicanálise e Yukio Mishima na Cinemateca Brasileira

07/08/2018
Visualizado 537 vezes.
Psicanálise e Yukio Mishima na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira presenta Ciclo de Cinema e Psicanálise, e a Mostra Redescobrindo Yukio Mishima: Cinema, Literatura e Performance em Agosto de 2018.

Estas programações têm Entrada Gratuita, com retirada de Ingressos uma hora antes da apresentação, por ordem de chegada, até a lotação da Sala.

Ciclo de Cinema e Psicanálise

No Ciclo de Cinema e Psicanálise, a Cinemateca Brasileira apresenta Filmes e Debates, que têm como objetivo estimular o público à Reflexão sobre o mal-estar entre a Civilização e o Poder. Nos dias 8, 22 e 29 de Agosto de 2018.

Eu não sou seu Negro - Debate com Mônuica Amaral e Rute Rodrigues do Reis
- dia 8 de Agosto, às 19hCinema e Psicanálise na Cinemateca Brasileira
- direção: Raoul Peck
- produção de 2016
- cromia: colorido - 93 minutos - origem: EUA
- título original: I Am Not Your Negro
- elenco: Samuel L. Jackson, James Baldwin, Martin Luther King, Malcom X e Ray Charles.

Sinopse: Concebido a partir do Manuscrito Inacabado Remember this house - do escritor e ativista James Baldwin -, I Am Not Your Negro documenta a luta pelos direitos dos cidadãos negros nos Estados Unidos.

Incêndios - Debate com Eva Maria Migliavacca e Vera Iaconelli
- dia 22 de Agosto, às 19h
- direção: Denis Villeneuve
- produção de 2010
- cromia: colorido - 131 minutos - origem: Canadá e França
- título original: Incendies
- elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette

Sinopse: Ao lerem o Testamento de sua Mãe Nawal, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que seu pai está vivo. Além disso, é revelada a existência de um irmão e de um desejo póstumo da mãe.

Junho: O Mês que abalou o Brasil - Debate com Leda Hermmann e João Wainer
- dia 29 de Agosto, às 19h
- direção: João Wainer
- produção de 2014
- cromia: colorido - 72 minutos - origem: Brasil

Sinopse: Em junho de 2013, um ano antes de sediar a Copa do Mundo, configurou-se um momento marcante da história recente do Brasil: as Manifestações contra o aumento da tarifa do Transporte Público.

Redescobrindo Yukio Mishima: Cinema, Literatura e Performance

Em parceria com a Fundação Japão e o Consulado Geral do Japão, a Cinemateca Brasileira de São Paulo na Vila Mariana apresenta a mostra Redescobrindo Yukio Mishima. O evento conta com uma mostra de filmes, apresentações, palestras e uma performance de butô, de 9 a 19 de Agosto.

Yukio Mishima foi um dos maiores escritores do século XX. Nascido em Tóquio em 1925, Mishima alcançou grande sucesso literário aos 24 anos, com a publicação de Confissões de uma Máscara. A obra, um romance em tom biográfico sobre um jovem que se apaixona platonicamente por um colega mais velho. Em seguida, romances como Cores proibidas, O Templo do Pavilhão Dourado e O marinheiro que perdeu as graças do mar consolidaram seu prestígio. Acompanhe a Programação.

O Homem do Vento Cortante
- dia 9 de Agosto, às 20hCinema Japonês na Cinemateca Brasileira
- dia 12 de Agosto, às 20h

Sinopse: O herdeiro da Yakuza, Takeo Asahina fora condenado por mutilar o líder da gangue rival, Sagara. Após a sua soltura, Asahina, perseguido por membros da Sagara, monta uma base numa sala de cinema, com o plano de reconstruir a sua equipe.

Ken: A Espada
- dia 10 de Agosto, às 18h

Sinopse: Jiro Kokubu é o capitão de Kendo Kagawa na universidade, disciplinado e devoto ao mundo do desta arte marcial japonesa. Kagawa também ama o esporte, além de manter uma vida social. Porém, durante a temporada de treinamento intensivo, Kagawa quebra o regulamento que o proíbe de fumar. Assim, Kokubu reúne os outros membros para o punir, levando Kagawa a espalhar um boato sobre Kokubu.

Conflagração
- dia 10 de Agosto, às 20h
- dia 19 de Agosto, às 18h

Sinopse: Goichi Mizoguchi, um Aspirante a Monge Budista se envolve com o templo que, para seu pai, era a coisa mais bela do mundo. Através de uma série de flashbacks e numa estrutura de interrogatório policial, Goichi desvenda a história de sua obsessão com o templo desde a infância.

Roda de Leitura sobre Mishima
- dia 11 de Agosto, às 15h

Sinopse: Davi Vassalão e Thainá Garcia, pesquisadores do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo, coordenarão uma Roda de leitura em torno das obras Confissões de uma máscara e Neve de Primavera.

Templo do Pavilhão Dourado
- dia 11 de Agosto, às 17h
- dia 19 de Agosto, às 20h

Sinopse: Mizoguchi é um homem sombrio, agonizado por um complexo de inferioridade devido à sua gagueira. Ele se torna aprendiz do Templo Kinkakuji após a morte de seu pai, que lhe ensinara que não há nada mais belo no mundo do que o templo. Seu amor de infância por Uiko, também lhe ocupa a vida. Porém, ela o rejeitara, por conta de sua gagueira. Desde então, ele deseja a sua morte.

Performance de Butô por Emilie Sugai
- dia 11 de Agosto, às 19h

Sinopse: Performance de Butô livremente inspirada em Sol e Aço, uma das últimas obras de Yukio Mishima, apresentada por Emilie Sugai. Iluminação, montagem e operação: André Boll e Roberto Mello. Acompanhamento da criação: Cristina Salmistraro. Suporte: Alexsandro Genaro e Adinael Alves de Jesus. Performer: Emilie Sugai.

Mar Inquieto
- dia 11 de Agosto, às 20h
- dia 16 de Agosto, às 18h

Sinopse: Na praia, Shinji conhece uma Mergulhadora de Pérolas, Hatsue, e eles se apaixonam. Porém, Yasuo também se interessa por Hatsue e espalha um boato sobre seu rival, levando o pai de Hatsue a impedir Shinji de a ver. Sua sorte começa a mudar quando ele salva os passageiros do barco do pai da amada.

O Equívoco da Virtude
- dia 12 de Agosto, às 18h
- dia 16 de Agosto, às 20h

Sinopse: Setsuko é a caçula de três irmãs de uma família rica. Após uma criação em que foi mimada e superprotegida, ela se casa com Ichiro Kurakoshi, com quem tem um filho. Contudo, ela continua se encontrando com o primeiro homem que a beijou, Tsuchiya, e cada vez mais eles se sentem atraídos um pelo outro. Então, eles decidem viajar juntos.

Neve de Primavera
- dia 18 de Agosto, às 17h

Sinopse: Japão - começo do século XX. Kiyoaki Matsugae é um jovem aristocrata que se apaixona pela garota com quem cresceu Satoko Ayakura. Porém, ela deverá se casar com o filho do imperador.

Palestra Yukio Mishima - às vésperas dos 50 anos de sua Morte
- dia 18 de Agosto, às 20h

Sinopse: Palestra da Profª Drª Makiko Kitani (Universidade Doshisha), com comentários do Prof. Dr. Andrei Cunha (UFRGS). Intérprete: Felipe de Alcântara Nascimento.

Mais sobre a Cinemateca Brasileira

Fonte: Cinemateca Brasileira
- Largo Senador Raul Cardoso, 207
- Próximo ao Metrô Vila Mariana
- Telefone: 11-3512-6111