Festival entre Ciência e População na mesa de um Bar

12/05/2018
Visualizado 317 vezes.
Festival entre Ciência e População na mesa de um Bar

Pint of Science Festival é o encontro entre cientístas e população em Bares e Restaurantes. Os encontros acontecem em 21 países, em 56 cidades brasileiras, entre elas, em São Paulo. E na Vila Mariana, em dois espaços: no Gola Solta e na Taverna Medieval, nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2018.

Nas palestras: doutores em Psicologia, Oncologia e Computação Quântica entre outros.

Serão seis encontros no Gola Solta e é necessário fazer reserva de mesa.
- Rua Loefgreen, 2304 - Vila Clementino - Telefone: (11) 5082-3029 - São Paulo

Barba de molho: tomada de decisões com base na aparência
- Que pontos influenciam a escolha de um pessoa para um local/função de trabalho?
- dia 14 de maio, das 19h30 às 21h
- Dr. Altay Lino de Souza

Um cérebro em busca de sentido: do DNA à Esquizofrenia
- Mesa redonda, com debate sobre as neurociências na prática clínica, genética na saúde mental e como juntar imagens, diagnóstico, genética e doença.
- dia 14 de maio, a partir das 20h30
- Ary Gadelha
- Sintia Iole Belangero
- André Zugman

ONG Expedicionários da Saúde
- dia 15 de maio, às 19h30
- Mauro Campos - médico oftalmologista e chefe do​ ​ Departamento de​ ​ Oftalmologia da Unifesp. No interior da Amazônia, uma trupe de dentistas, médicos e enfermeiros faz cirurgias em índios que, muitas vezes, nunca estiveram diante de um profissional de​ ​ saúde. Conheça o trabalho da ONG Expedicionários da Saúde.

Políticas para inovação: apoiar o espontâneo é possível?
- dia 15 de maio, às 20h30
- Karen Fernandez - Professora do curso de Relações Internacionais da UNIFESP e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Estudo sobre os Estados Unidos (INCT-INEU)
- Veneziano Araujo (Professor de Microeconomia da Universidade Federal de São Paulo

Feminismo no Brasil
- dia 16 de maio, às 19h30
- Cynthia Sarti (Professora Titular em Antropologia, Unifesp Doutora em Antropologia pela USP Pesquisadora do CNPq)

Controlando máquinas e próteses com a força do pensamento!
- dia 16 de maio, às 20h30
- Jean Faber (Graduado em Física pela Federal Universidade de Juiz de Fora, Mestre e Doutor na área de Computação e Informação Quântica, pelo Laboratório Nacional de Computação Científica.

Células e CâncerTaverna Medieval - com três encontros e será necessário fazer reservas de mesa
- Rua Gandavo, 456 - Vila Clementino. Telefone: (11) 4114-2816 - São Paulo

Onde está, de que forma surge e como evitar o câncer?
- dia 14 de maio, às 19h30
- Mesa redonda que reuni especialistas do A.C.Camargo Cancer Center, instituição que é referência mundial em diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer.
- Maria Paula Curado é médica epidemiologista e chefe do Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (NEECAN) do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE), do A.C.Camargo Cancer Center.
- Thiago Celestino Chulam (Palestrante) - Cirurgião oncologista do Departamento de Cabeça e Pescoço e líder do programa de Medicina Preventiva do A.Camargo Cancer Center.
- Diana Noronha Nunes (Palestrante) - Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a cientista Diana Noronha Nunes é mestre em Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center e doutora em Ciências (Área de Bioquímica) pela Universidade de São Paulo.

Um desenho para cada paciente: presente e futuro da medicna personalizada
- dia 15 de maio, às 19h30
- Mesa redonda que abordará sobre os avançanços no entendimento do câncer, que reflete na personalização do tratamento da doença. A médica patologista, Maria Dirlei Begnami; o cirurgião oncologista, Gustavo Cardoso Guimarães e o oncologista clínico, Milton José de Barros vão discorrer: o quanto a identificação do perfil molecular de cada tipo de câncer permite o desenho de uma terapia-alvo; de que forma a cirurgia robótica possibilita uma melhor qualidade de vida para os pacientes e o quanto estão avançando os novos pilares do tratamento do câncer: a imunoterapia e a terapia genética.

Sangue, moléculas e os novos pilares da medicina de precisão
- dia 16 de maio, às 19h30
- Nesta palestra, o foco estará nos novos pilares do diagnóstico e personalização do tratamento do câncer, dentre eles a biópsia líquida e a descoberta de alterações moleculares em tumores, que resultam no desenvolvimento de drogas personalizadas. Os palestrantes serão o biólogo, José Eduardo Levi e o médico patologista, Cristovam Scapulatempo Neto, ambos pesquisadores da GeneOne, marca de genética médica do Grupo Dasa.

Acompanhe a programação completa no site do Pint of Science Festival.