Saci, Chapeuzinho Vermelho, Guaraná e Dom Quixote nas Bibliotecas de São Paulo

02/02/2018
Visualizado 422 vezes.
Saci, Chapeuzinho Vermelho, Guaraná e Dom Quixote nas Bibliotecas de São Paulo

A Biblioteca Pública Viriato Corrêa - na Vila Mariana - recebe em 2018 o espetáculo Página Mágica. São quatro (4) apresentações diferentes: O Saci, Chapeuzinho Vermelho, A lenda do Guaraná e Dom Quixote, com realização da PiA FraUs. Em fevereiro, será apresentado O Saci, veja agenda no final do texto.

PiA FraUs
A companhia PiA FraUs se inspirou na literatura para compor Página Mágica e se inscrever na 30º edição do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo; foi a vencedora. As peças serão apresentadas em 52 bibliotecas da capital paulista. Na Viriato, a entrada é gratuita.

O Saci
Inspirado na obra O Saci Pererê, de Monteiro Lobato, publicado em 1921. Por sua vez, Lobato, buscou em 1917 nos leitores de O Estado de São Paulo histórias populares contadas pelo povo brasileiro. E assim, em 1921, nascia o Saci Pererê.

Chapeuzinho Vermelho
A conto Chapeuzinho Vermelho, como o Saci Pererê, é inspirado em lendas populares. No caso, em histórias europeias do século XIV, embora, não se saiba precisar, quando em onde surgiu. Foi publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault e depois pelos irmão Grimm, cuja versão é a mais conhecida.

obesidade

A lenda do Guaraná
E do folclore indígena amazônico, a PiA FraUs escolheu A lenda do Guaraná. O grão do guaraná parece os olhos negros de um pequeno índio, que foi enterrado, após morrer pela picada por uma cobra. Porém, a cobra venenosa era uma divindade do mau e das trevas Jurupari; que tinha como finalidade acabar com um generoso menino que iluminava a aldeia com sua bondade e beleza. Como toda lenda popular, tem variações, à medida que se espalha, então você pode escutar muitas versões.

Dom Quixote

Inspirada no livro homônimo de Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, publicado em Madrid em 1605. A novela de cavalaria - com um anti-heroi - ainda encanta e inspira. O protagonista tem como ideal mudar o mundo sozinho, com o lema fazer o bem, buscava uma nobre donzela imaginária. O clássico de língua espanhola ganhou o mundo, inspirando populações. Hoje, aqui na Vila Mariana, inspirado em Cervantes, temos o Projeto Quixote.

Projeto Quixote
Hoje, aqui na Vila Mariana, construindo o sonho da obra prima de Cervantes, temos o Projeto Quixote, que busca transformar meninos e meninas de rua ou em outras situações de risco, em cidadãos inseridos dignamente na sociedade. As ferramentas são a arte, a educação e a saúde; e não é um Dom Quixote, mas uma equipe com psiquiatras, psicólogos, pedagogos, arteterapeutas, professores de dança e mais profissionais, em acolhimento e atendimento, além pesquisa.

Agenda Página Mágica - na Biblioteca Viriato Corrêa
- O Saci em dia 8 de fevereiro, às 11h e às 15h

Agenda Página Mágica - em outras bibliotecas

Dia 6 de fevereiro às 14h e 16h - Biblioteca Vicente Paulo de Guimarães
Dia 7 de fevereiro às 14h30 e 16h30 - Biblioteca Roberto Santos 
Dia 8 de fevereiro às 11h e 15h - Biblioteca Viriato Corrêa 
Dia 15 de fevereiro às 11h e 15h - Biblioteca Jayme Cortez 
Dia 16 de fevereiro às 14h e 16h - Biblioteca Camila Cerqueira Cesar 
Dia 20 de fevereiro às 14h e 16h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de fevereiro às 10h e 14h - Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 22 de fevereiro às 14h30 e 16h30 - Biblioteca Vinicius de Moraes
Dia 23 de fevereiro às 13h30 e 15h30 - Biblioteca Anne Frank
Dia 27 de fevereiro às 10h e 14h - Biblioteca Prestes Maia 
Dia 28 de fevereiro às 14h30 e 16h30 - Biblioteca Cora Coralina

Endereço da biblioteca Viriato Corrêa
- Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana - São Paulo - SP
- telefones: 11 5573-4017 e 11 5574-0389
- aberta das segundas às sextas-feiras das 10h às 19h
- sábados, das 11h às 18h
- domingos, das 11h às 15h
- entrada franca

Veja outras atividades na Biblioteca Pública Viriato Corrêa

Fonte: Prefeitura de São Paulo