Identificação Biométrica no Título de Eleitor

19/12/2019
Visualizado 2409 vezes.
Identificação Biométrica no Título de Eleitor

Eleitores da capital paulista já podem fazer Cadastramento Biométrico no Poupatempo, cujo atendimento é realizado mediante agendamento. Pois, providenciar a biometria no título antes da data limite evita correrias de última hora.

Cadastramento Biométrico

Com o fim das eleições de 2018, os Cartórios Eleitorais do estado voltaram a realizar serviços de emissão de título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral e cadastramento biométrico, que pode ser feito no Poupatempo.

Emissão de Título de Eleitor

Para a emissão de título de eleitor, de quem vai solicitar o título pela primeira vez são necessários os documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência e certificado de quitação com o serviço militar, no caso de homens maiores de 18 anos.

Transferência de Título de Eleitor

E o eleitor que deseja transferir seu Título, deverá apresentar documento de identificação com foto e a comprovação que reside no novo local há mais de três meses.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

O atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está disponível em 14 postos do Poupatempo:

- Capital: nos postos Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé
- Região Metropolitana: em Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo.
- interior: em Franca e Sorocaba.

Agendamento no Site do Poupatempo

Para ser atendido nos postos Poupatempo, o agendamento poderá ser feito no Site do Poupatempo.

Na Vila Mariana o novo Título de Eleitor com Identificação Biométrica ainda não é obrigatório; assim como em todos os bairros da capital paulista. Entretanto, convém providenciar a biometria no título, para evitar correrias de última hora. Os moradores da Vila Mariana podem tirar o Título Eleitoral com Identificação Biométrica na 6ª Zona Eleitoral.

6ª Zona Eleitoral - São Paulo - Vila Mariana

- Rua Loefgreen, 2007, na Vila Clementino, das 12h00 às 18h00
- Telefones: 11-3130-2706 ou 11-5084-4570
- a unidade atende moradores do Cambuci, Aclimação e Vila Mariana

Título de Eleitor

A posse do Título de Eleitor facilita o momento da votação, embora, seja possível votar, apenas com a Carteira de Identidade, caso saiba o seu local de votação. Porém, estar quite com as obrigações eleitorais, também é uma das exigências, para se obter passaporte. Considerando-se viagens ao exterior, observe a necessidade da vacinação contra a Febre Amarela.

Perdeu o prazo de renovação do Título de Eleitor

Quem vota em São Paulo, ainda não tem a exigência de Título de Eleitor com identificação biométrica, então não há perda de prazo. Mas eleitores de cidades que exigem a identificação biométrica e perderam o prazo, pagarão uma multa de R$3,50 e não R$150, como divulgado em algumas mídias. O eleitor deverá ficar atento, para o prazo de sua cidade.

Documentos exigidos para renovação do Título de Eleitor

- título de eleitor cancelado
- comprovante de residência
- documento oficial de identificação - RG, carteira de motorista ou outro documento de identificação, que tenha - pelo menos - nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade
- e para os homens, comprovante de quitação militar

Poupatempo

Os Poupatempos que contam com serviços da Justiça Eleitoral são: Sé, Lapa, Itaquera e Santo Amaro. Estes, atendem a população de todo o estado de São Paulo, sem necessidade de agendamento. As pessoas são atendidas por ondem de chegada.

Agendamentos

Os 393 cartórios eleitorais do Estado já fazem a identificação biométrica - o atendimento é realizado mediante agendamento. Os endereços podem ser consultados no site do Tribunal Regional Eleitoral.

Posto Anhangabaú em São Paulo

O eleitor da cidade de São Paulo e de todo o Estado pode ser atendido no Posto de Biometria Anhangabaú, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. O endereço é Rua Dr. Falcão Filho, 121, Anhangabaú (ao lado do metrô Anhangabaú), São Paulo. A Justiça Eleitoral recomenda o agendamento de horário.

Mais informações

- Central de Atendimento ao Eleitor: 148* (não realiza agendamento para biometria)
* custo de ligação local em todo o estado de São Paulo

"Estão dizendo por ai que se eu não renovar meu título, ele será cancelado."
Essa informação não é válida para todo o estado de São Paulo. Pois, a implantação do Sistema Biométrico é gradativa. Assim, há cidades, as quais o uso da Identificação Bométrica já é obrigatória, como por exemplo, em Botucatu e Pardinho. Aproximadamente 80 outras cidades, a biometria deverá ser concluida até fins de março de 2018, como Guarulhos, Cunha e Votorantim. Então, a afirmação do início do parágrafo é falsa para os eleitores da capital paulista.

Leia também, sobre vacinação contra a Febre Amarela na Vila Mariana.