Projeto Quixote - mais um dos Refugiados Urbanos?

03/10/2017
Visualizado 1099 vezes.
Projeto Quixote - mais um dos Refugiados Urbanos?

Está nas mãos do STF - de recolhedor de Refugiados Urbanos a Refugiado Urbano. O Projeto Quixote ganhou mais um fôlego, pois o STF suspendeu a reintegração de posse do terreno que abriga o Projeto Quixote na Vila Mariana, e que foi doado pela Prefeitura de São Paulo em 2008. Pois, o espaço é reivindicado por uma família que alega ser dona do terreno. A liminar foi concedida em 3 de outubro de 2017 - no Supremo Tribunal Federal - STF. Esperemos o próximo passo ...

O Quixote atua no rematriamento de crianças e adolescentes em situação de rua. E a perda deste espaço - com sede construída desde 2010 - será paga com vidas não serão rematriadas.

Números do Quixote:
- desde 1996 foram atendidas mais de 14 mil pessoas;
- em mais de 227 mil atendimentos, entre crianças, adolescentes e seus familiares;
- só em 2016 foram 20.329 atendimentos clínicos, sociais e pedagógicos.

O Projeto Quixote tem em seu quadro: psiquiatras, psicólogos, pedagogos, arteterapeutas, assistentes sociais, jornalista, administrador de políticas públicas, enfermeiros, além de toda uma equipe de apoio, como as tias da cozinha que preparam o lanche da garotada ... e os ETs - educadores que dividem sua arte, como música, dança e gafitti.

O Quixote também atua em pesquisas, segundo o site da instituição:
"o Projeto Quixote já influi em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco. Fomos os responsáveis pela mudança na visão sobre Prevenção e Tratamento de drogas em políticas públicas."
"Pode-se afirmar que atualmente o Projeto Quixote é referência no Terceiro Setor no que se refere à drogas, saúde mental, situação de risco e crianças/jovens de rua, de acordo com pesquisas realizadas com profissionais da área."

Mais informações do artigo do Estadão de hoje. (03/10/2017)

Venha visitar o Quixote, tour orientado, sempre nas últimas quintas de cada mês.

Associação de Apoio ao Projeto Quixote, entidade sem fins lucrativos
Av. Eng. Luís Gomes Cardim Sangirardi, 789 - Vila Mariana, São Paulo, SP
Telefones: 11 5083-0449 - 11 5572-8433
O Projeto fica a 10 minutos a pé do metrô Vila Mariana