Liuteria brasileira no Espaço SCOUTS BRASIL

19/09/2017
Visualizado 1511 vezes.
Liuteria brasileira no Espaço SCOUTS BRASIL

Rudson Di Cavalcanti, violinista, professor e liutaio esteve domingo, 17 setembro passado, no Espaço Scouts Brasil - Rua Santa Cruz 325 - para um workshop sobre liuteria brasileira.

Liuteria é o nome dado pelos italianos para a arte de construir, conservar e restaurar instrumentos de cordas (violino, viola, cello, contrabaixo, violão, bandolins etc).

Segundo Rudson, a liuteria brasileira viveu uma época de ouro no entre guerras com a preciosa participaçao dos irmãos Benvenuto e Guido Pascoli, Vincenzo Loturco, Lorenzo Fritelli, Rafael Leone, Enzo Bertelli, Joao Cruz e tantos outros.

Rudson também explanou como o violino é construído: madeiras, processos, qualificação e seus aspectos históricos.

Aberto a debates os presentes fizeram um verdadeiro interrogatório sobre os segredos dos violinos: cola, verniz, madeiras etc.

Com a exposição de instrumentos Pascoli, Loturco, Rossi, Finnanza, Fritelli, Herrera e do próprio Rudson ficou muito mais fácil o entendimento das lições do mestre.

Com a presença de inúmeros violinistas profissionais, amadores e admiradores, Fabio Chamma fez um test drive em todos os violinos, executando enxertos do concerto 3 de Mozart, Monti e outros autores.

Em celebração aos 90 anos do Parque Modernista, SCOUTS BRASIL agradece ao Prof. Rudson, Fábio e a todos que lá estiveram. E também faz o convite para domingo (24 de setembro), às 10h00 um workshop sobre a 9ª Sinfonia de Beethoven.

Espaço Scouts Brasil
- Rua Santa Cruz 313 - Vila Mariana - São Paulo - SP
- metrô mais próximo - Santa Cruz
- contato (11)9 9155 2807