O tráfico Atlântico de Africanos: uma perspectiva humana

18/09/2017
Visualizado 385 vezes.
O tráfico Atlântico de Africanos: uma perspectiva humana

O Museu Afro Brasil convida para a conferência internacional O tráfico Atlântico de Africanos: uma perspectiva humana conduzida pelo historiador Marcus Rediker (University of Pittsburgh), em 28 de setembro às 15 horas, no teatro Ruth de Souza, no Museu Afro Brasil. Evento gratuito com tradução simultânea e vagas limitadas. Inscrições neste link do Museu.

Marcus Rediker, atualmente professor da Universidade de Pittsburgh na Pensilvânia, Estados Unidos, é um dos mais renomados historiadores do tráficos de africanos, a partir da história vista de baixo. É autor, entre outros, dos livros O navio negreiro: uma história humana e A hidra de muitas cabeças: marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário (em co-autoria com Peter Linebaugh) - ambos pela Companhia das Letras.

Tráfico, economia, história e cultura
Segundo informações do Museu Afro Brasil, o tráfico de africanos foi um processo histórico de longa duração, que envolveu e mobilizou uma diversidade de territórios e populações, e foi responsável pela formação da maior parte das nações modernas no mundo atlântico. A profunda desigualdade que pautou as relações entre os milhões de africanos na condição de escravizados e a vasta rede de comerciantes, marinheiros e oficiais dos navios negreiros constituiu as estruturas de circulação econômica que conformaram ideologias, políticas e a cultura nos nascentes países das Américas. Nesta conferência, o historiador Marcus Rediker apresenta e discute as perspectivas dos sujeitos envolvidos no tráfico. Ao destacar uma "perspectiva humana", Rediker contribui para uma melhor compreensão da formação do mundo contemporâneo por meio do tráfico negreiro, e também demonstra como em meio à inominável violência da travessia do oceano, elaborou-se, já nos porões dos navios negreiros, intensas culturas de resistência que estiveram presentes em toda a diáspora africana.

Fonte: Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10 - São Paulo - SP
Fone: 55 11 3320-8900