Descendentes de imigrantes okinawanos, no Sarau dos Conversadores

09/04/2015
Visualizado 343 vezes.
Descendentes de imigrantes okinawanos, no Sarau dos Conversadores

Todo mês, o Sarau dos Conversadores enlaça com música, prosa e poesia todos aqueles que vêm ao Sarau. Em abril de 2015, o Sarau acontece no dia 25, na Livraria da Vila, Alameda Lorena. São apresentações curtas, pontuais e com um “blá-blá-blá” na medida das boas conversas, sempre com convidados diferentes a cada edição.

Assim, com música, o show inicia...

De volta ao sarau: descendentes de imigrantes okinawanos, hoje em São Paulo, apresentam-se executando, ao vivo, o Sanshin, tradicional instrumento musical da Ilha de Okinawa ("Uchiná") - Japão, trazido ao Brasil a partir da primeira leva de imigrantes que aqui aportou em 1908 a bordo do navio Kasato Maru. Instrumento sagrado que, ao acompanhar o canto no idioma nativo da Ilha, evoca um elo histórico e espiritual com os antepassados; com a força de uma tradição ancestral ainda pulsante.

Ainda, na música, o jovem violonista Bruno Vieira, em pequeno concerto, executa canções de sua criação. Na dança: a bailarina e coreógrafa Deborah Furquim interage com o poeta Cacá Mendes, num diálogo entre corpo e palavra.

Na prosa e na poesia falada: Nanete Neves, autora de "Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho", Editora Novo Século; a escritora e psicoterapeuta Keila Pavani; o poeta e historiador Daniel Ilirian; e o escritor Marcílio Godoi, autor de “São Paulo, Cidade Invisível”, Editora Bom texto, entre outros títulos.

Mas o palco é de todos... do público também, claro... que no final da primeira metade do sarau, será convidado a compartilhar a sua arte, ampliando a conversa com talento e criatividade. Para abrir e fechar o evento, teremos Os Conversadores, com Joseane Alfer e Cacá Mendes, apresentando sua música e poesia falada.

O projeto do Sarau dos Conversadores integra teatro, música, artes plásticas, dança, poesia e cinema, num ritmo dinâmico, divertido e original. O acontecimento - todos os meses - vem se arepetindo, desde junho de 2013, na Livraria da Vila (da Alameda Lorena). São apresentações curtas, pontuais e com um “blá-blá-blá” na medida das boas conversas, sempre com artistas convidados de diferentes linguagens e matizes.

Serviço
Dia 25 de abril de 2015, sábado, das 19 às 21h, com entrada franca.
Local: Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731, São Paulo, SP
motivapro@gmail.com
http://facebook.com/sarau.dos.conversadores