Verão de Clássicos na Cinemateca Brasileira

02/03/2015
Visualizado 379 vezes.
Verão de Clássicos na Cinemateca Brasileira

Suspeita, Caravaggio, Romance por Interesse são filmes que compõem a segunda parte da programação 2015 da Cinemateca Brasileira, na mostra Verão de Clássicos. A Cinemateca Brasileira agradece a Fundação Japão e o consulado geral do Japão pela colaboração nesta mostra.

Devido a diversidade da coleção que compõe a programação, muitos filmes serão exibidos em cópias que carregam algumas marcas da ação do tempo. Nada disso, no entanto, diminui o encanto de fruir estas obras, apresentando raridades há muito ausentes das telas.

Programação - segunda parte - de 1º a 15 de março de 2015

Domingo, 1º de março

17h00 AMORES EXPRESSOS
19h00 LOLITA

Quinta, 5 de março

17h00 IRMÃS DIABÓLICAS
18h00 LADRA E SEDUTORA
19h00 ADEUS PHILIPPINE
20h00 O PODER DA SEDUÇÃO

Sexta, 6 de março
17h00 CARAVAGGIO
18h00 SUSPEITA
19h00 AMATEUR
20h00 W. R. – OS MISTÉRIOS DO ORGANISMO

Sábado, 7 de março
16h00 ROMANCE POR INTERESSE
17h00 MAMMA ROMA
18h00 SUSPEITA
19h00 CASABLANCA
20h00 MAUS HÁBITOS
21h00 A MARCA DA MALDADE

Domingo, 8 de março
16h00 AS AFINIDADES ELETIVAS
17h00 SEM SAÍDA
18h00 APRILE
19h00 LOLITA
20h00 O PODER DA SEDUÇÃO

Quinta, 12 de março
17h00 SEM SAÍDA
18h00 W. R. – OS MISTÉRIOS DO ORGANISMO
19h00 NOITES DE LUA CHEIA
20h00 MORANGOS SILVESTRES

Sexta, 13 de março
17h00 W. R. – OS MISTÉRIOS DO ORGANISMO
18h00 ROMANCE POR INTERESSE
19h00 LOLITA
20h00 A NOITE

Sábado, 14 de março

16h00 MAMMA ROMA
17h00 CLÉO DAS 5 ÀS 7
18h00 MAUS HÁBITOS
19h00 ADEUS PHILIPPINE
20h00 CARAVAGGIO
21h00 CASABLANCA

Domingo, 15 de março
16h00 AMORES EXPRESSOS
16h30 IRMÃS DIABÓLICAS
18h00 AMATEUR
18h30 O PODER DA SEDUÇÃO
20h00 VERÃO FELIZ
20h30 A MARCA DA MALDADE

Sinopses e fichas técnicas

As afinidades eletivas (Le affinità elettive), de Paolo Taviani e Vittorio Taviani

França, Itália, 1996, 35mm, cor, 98\' | Legendas em português, com Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade, Marie Gillain
Na Toscana do início do século XIX, o jovem casal Edoardo e Carlotta se reencontra depois de 20 anos e decide se casar. Eles recebem a visita do amigo Otto e da sobrinha Ottilia em sua casa de campo. Juntos, eles passam por experiências que demonstram que certos elementos têm afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial de um pelo outro. Dessas experiências nascem novas relações amorosas entre os casais. Baseado no romance homônimo do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe (1749-1832).
não indicado para menores de 14 anos

Amateur, de Hal Hartley
EUA, França, Inglaterra, 1994, 35mm, cor, 105\' | Legendas em português, com Isabelle Huppert, Martin Donovan, Elina Löwensohn
Isabelle é uma ex-freira que ganha a vida escrevendo pornografia. Ela encontra Thomas, que não se lembra da vida que teve e ter transformado a ex-mulher em uma famosa estrela pornô. Juntos Isabelle e Thomas tentam desvendar esse passado. Isabelle Huppert era fã do cineasta Hal Hartley, que escreveu o papel especialmente para a atriz.
classificação indicativa: 14 anos

Amores Expressos (Chung Hing sam lam), de Wong Kar-Wai
Hong Kong, 1994, 35mm, cor, 102’ | Legendas em português, com: Brigitte Lin, Tony Leung Chiu-Wai e Faye Wong
Duas histórias de amor envolvendo policiais e mulheres solitárias, em Hong Kong. Em uma, um policial se separa de sua namorada e se envolve com uma traficante. Na segunda, outro policial tenta conquistar uma garçonete. Fotografia de Christopher Doyle. Rodado em apenas 23 dias, é um dos mais influentes filmes da década de 1990.
classificação indicativa: 16 anos

Aprile, de Nanni Moretti
Itália, França, 1998, 35mm, 77’ | Legendas em português, com Nanni Moretti, Silvio Orlando, Silvia Nono, Pietro Moretti
Diretor de cinema encontra-se numa encruzilhada, às vésperas do nascimento de seu filho. Ele se mostra indignado com a situação política da Itália e quer fazer um documentário sobre o tema. Mas, ao mesmo tempo, entusiasma-se com a possibilidade de esquecer tudo através da alegria de dirigir uma comédia musical. Competição oficial no Festival de Cannes em 1998.
classificação indicativa: 12 anos

Caravaggio, de Derek Jarman
Inglaterra, 1986, 35mm, cor, 93\' | Legendas em português, com Noam Almaz, Dexter Fletcher, Dawn Archibald, Sean Bean, Tilda Swinton
Biografia ficcional do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, da infância e decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um lutador e sua namorada. Um dos mais populares filmes de Jarman, vencedor do Urso de prata em Berlim.
não indicado para menores de 14 anos

Ladra e sedutora (La petite voleuse), de Claude Miller
França, 1988, 35mm, cor, 110’ | Legendas em português, com Charlotte Gainsbourg, Simon de La Brosse, Didier Bezace, Chantal Banlier
Numa pequena cidade, uma adolescente rebelde esforça-se para cuidar de si mesma ao ser abandonada pela mãe. Sonhando fugir de uma vida insípida, comete pequenos furtos. Assistente de direção de Truffaut, Miller adaptou em Ladra e sedutora um roteiro não filmado pelo cineasta.
não indicado para menores de 14 anos

Mamma Roma, de Pier Paolo Pasolini
Itália, 1962, 35mm, pb, 106’ | Legendas em português, com Anna Magnani, Ettore Garofolo, Franco Citti, Silvana Corsini
Mamma Roma, uma prostituta, sonha em mudar de vida e de classe social, o que lhe permitiria voltar a viver com o filho Ettore. Para tanto, decide se casar com Carmine, seu ex-gigolô. Melhor atriz no Festival de Veneza. Segundo longa-metragem de Pasolini.
classificação indicativa: 16 anos

Maus hábitos (Entre tinieblas), de Pedro Almodóvar
Espanha, 1983, 35mm, cor, 114\' | Legendas em português, com Cristina Sánchez Pascual, Marisa Paredes, Carmen Maura, Cecilia Roth
Yolanda Bel é uma cantora de cabaré que leva uma vida desregrada até o dia em que presencia a morte por overdose de seu namorado. Procurada pela polícia, ela decide buscar refúgio no convento das Redentoras Humilhadas, cuja Madre Superiora é sua grande fã. Lá, encontra uma comunidade de freiras pobres que já foram prostitutas, viciadas, cafetinas, criminosas e, mesmo no convento, não abandonaram os maus hábitos. Comédia demolidora do começo da carreira de Almodóvar.
não indicado para menores de 18 anos

Morangos silvestres (Smultronstället), de Ingmar Bergman
Suécia, 1957, 35mm, pb, 91’ | Legendas em português, com Victor Sjöström, Bibi Andersson, Ingrid Thulin, Gunnar Björnstrand
No caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, um professor de medicina relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. Último filme de Victor Sjöström, um dos mestres do cinema sueco. Urso de Ouro no Festival de Berlim e indicado ao Oscar de roteiro original.
classificação indicativa: 12 anos

A noite (La notte), de Michelangelo Antonioni
Itália/França, 1961, 35mm, pb, 122’| Legendas em português, com  Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Monica Vitti, Bernhard Wicki
Após dez anos de casamento, Lidia e Giovanni passam uma noite permeada de momentos de angústia e luxúria, numa busca involuntária de respostas para a crise de seu relacionamento. Urso de Ouro no Festival de Berlim, um dos grandes filmes de Antonioni.
classificação indicativa: 14 anos

Noites de lua cheia (Les nuits de la pleine lune), de Eric Rohmer
França, 1984, 35mm, cor, 100’ | Legendas em português | Exibição em 16mm, com Pascale Ogier, Tchéky Karyo, Fabrice Luchini
Louise encerrou recentemente seus estudos de artes e agora trabalha como estagiária numa firma de decoração de interiores. Ela mora com Remi, seu namorado, num apartamento no subúrbio de Paris. Remi quer se casar mas Louise está reticente, pois acredita que perderá a liberdade. Ela passa a ficar parte do seu tempo em seu apartamento no centro de Paris, pois acredita que isto fortalecerá a relação com Remi. Porém, sentindo-se sozinha, ela passa a se encontrar com frequência com Octave, seu amigo escritor, e inicia um flerte com Bastien, um jovem músico. Parte integrante do ciclo das Comédias e provérbios, do mestre Rohmer. Melhor atriz no Festival de Veneza para Pascale Ogier.
não indicado para menores de 12 anos

Sem saída (Les doigts dans la tête), de Jacques Doillon
França, 1974, 35mm, pb, 104\' | Legendas em português | Exibição em 16mm, com Christophe Soto, Olivier Bousquet, Roselyne Vuillaume
Chris, um jovem padeiro, é demitido por seu patrão devido a seus atrasos constantes. Durante esse período, Liv, uma jovem sueca, se instala no seu apartamento. O que acontece é que Chris tem a moradia dada pelo patrão que acaba de o expulsar. Como forma de protesto, ele decide assegurar a habitação. Liv e Chris logo são acompanhados de Rosette, vendedora na padaria. Primeiro longa-metragem solo de Jacques Doillon.
não indicado para menores de 14 anos

Suspeita (Suspicion), de Alfred Hitchcock
EUA, 1941, 35mm, pb, 99’ | Legendas em português, com Cary Grant, Joan Fontaine, Cedric Hardwicke, Nigel Bruce
Socialite recém-casada, neurótica e apaixonada, começa a desconfiar que seu marido, um playboy trapaceiro, é um assassino – e que ela pode ser sua próxima vítima. Clássico da fase americana de Alfred Hitchcock, na primeira parceria com Cary Grant com quem realizaria mais três filmes.
classificação indicativa: 14 anos

Verão feliz (Kikujiro), de Takeshi Kitano
Japão, 1999, 35mm, cor, 116’ | Legendas em português, com Takeshi Kitano, Yusuke Sekiguchi, Kayoko Kishimoto, Kazuko Yoshiyuki
A jornada de um garoto de nove anos de idade em busca da mãe que nunca conheceu, na companhia de um cinqüentão impaciente e arrogante. Música de Joe Hisaishi, colaborador habitual das animações Hayao Miyazaki e parceiro de Kitano em diversos filmes.
classificação indicativa: 12 anos

Adeus Philippine (Adieu Philippine), de Jacques Rozier
França/Itália, 1962, 35mm, pb, 106\' | Legendas em português | Exibição em 16mm, com Jean-Claude Aimini, Daniel Descamps, Stefania Sabatini, Yveline Céry
Michel, um rapaz que trabalha de assistente de câmera numa emissora de TV, se envolve com duas moças e viaja com elas para a Córsega, onde passará os dias que antecedem a data de se apresentar para o exército e partir para a guerra na Argélia. Um dos mais importantes filmes franceses da década de 1960. Primeiro longa-metragem de Jacques Rozier.
não indicado para menores de 14 anos

Casablanca, de Michael Curtiz

EUA, 1942, 35mm, pb, 102\' | Legendas em português, com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid
Na Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O americano Rick Blaine dirige uma das principais casas noturnas da região e, clandestinamente ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado. Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos. Um dos maiores clássicos do cinema americano, vencedor do Oscar de melhor filme, direção e roteiro.
não indicado para menores de 12 anos

Cléo das 5 às 7 (Cléo de 5 à 7), de Agnès Varda
França/Itália, 1962, 35mm, pb/cor, 90\' | Legendas em português | Exibição em 16mm, com Corinne Marchand, Antoine Bourseiller, Dominique Davray, Dorothée Blank
Retrato de Paris nos anos 60 a partir da trajetória, em duas horas, de uma jovem cantora que aguarda o resultado de seus exames médicos. Música de Michel Legrand. Um dos primeiros longas de Varda.
não indicado para menores de 14 anos

Lolita, de Stanley Kubrick

EUA. Inglaterra, 1962, 35mm, pb, 152\' | Legendas em português, com James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon, Peter Sellers
Professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma adolescente de 14 anos que se casa com sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos. Adaptação do romance homônimo de Vladimir Nabokov, com roteiro do próprio autor.
não indicado para menores de 16 anos

Irmãs diabólicas (Sisters), de Brian de Palma
EUA, 1973, 35mm, cor, 93\' | Legendas em português, com Margot Kidder, Jennifer Salt, Charles Durning, William Finley
Em uma manhã, a colunista policial Grace Collier testemunha um assassinato da janela de seu apartamento. O local do crime é a casa de Danielle Breton, uma modelo, que havia levado um rapaz para sua casa na noite anterior e que acabou assassinado pela irmã gêmea. Quando a polícia chega na casa, não encontra nada e não acredita na história de Grace, que terá que solucionar sozinha o mistério do crime. Um dos primeiros suspenses de Brian De Palma, com brilhantes atuações de Margot Kidder e Jennifer Salt.
não indicado para menores de 18 anos

A marca da maldade (Touch of Evil), de Orson Welles
Estados Unidos, 1958, 35mm, cor, 110\' | Legendas em português, com Charlton Heston, Janet Leigh, Orson Welles, Marlene Dietrich
Miguel Vargas, chefe de polícia mexicano, precisa interromper a lua-de-mel com sua esposa Susan quando um carro bomba mata um rico empresário americano. Durante a investigação, acaba descobrindo que o investigador de polícia americano Hank Quinlan está plantando provas contra um suspeito mexicano. Enquanto Vargas descobre corrupção em outros casos de Quinlan, o americano se une a máfia local para destruir a reputação de seu novo inimigo. Uma das obras-primas de Welles.
não indicado para menores de 12 anos

O poder da sedução (The last seduction), de John Dahl
Reino Unido/Estados Unidos, 1994, 35mm, cor, 110\' | Legendas em português, com Linda Fiorentino, Bill Pullman, Michael Raysses, Zack Phifer
Bridget Gregory convence seu marido, o médico Clay, a vender cocaína médica para traficantes por quase um milhão de dólares. Foge para uma pequena cidade com o dinheiro e deixa seu marido com uma grande dívida a um agiota. Para recuperar o dinheiro, Clay começa a persegui-la e Bridget, para livrar-se de Clay, usa Mike Swale, um ingênuo morador local, usando um plano bastante elaborado. Linda Fiorentino ganhou alguns prêmios pelo papel, incluindo o Independet Spirit Awards. A revista inglesa Sight and Sound, à época do lançamento, classificou o filme de "grunge noir".
não indicado para menores de 16 anos

Romance por interesse (The linguini incident), de Richard Shepard
EUA, 1991, 35mm, cor, 98\' | Legendas em português, com Rosanna Arquette, David Bowie, Eszter Balint, Andre Gregory
Lucy é uma mágica frustada, colecionadora de artefatos de Harry Houdini. Ela trabalha como garçonete em um restaurante em Nova York, onde conhece o misterioso Monte. Ao ver um anel do famoso mágico a venda, decide roubar o restaurante para comprá-lo e pede ajuda de Monte, que aceita em troca de um casamento para conseguir seu Green Card.Richard Shepard é diretor de diversos episódios da série GIRLS. Destaque para as atuações de Arquette e Bowie.
não indicado para menores de 16 anos

W.R. - Os mistérios do organismo (W.R. - Misterije organizma), de Dusan Makavejev
Iugoslávia/Alemanha, 1971, 35mm, cor/pb, 84\' | Legendas em português, com Milena Dravic, Ivica Vidovic, Jagoda Kaloper
As teorias de liberação sexual e política do psicanalista Wilhelm Reich (1897-1957), fazendo uso de entrevistas e contando a história de uma jovem iugoslava apaixonada por um astro soviético da patinação artística. Um dos grandes filmes de Makavejev.
não indicado para menores de 16 anos

Serviço - Verão de Clássicos na Cinemateca Brasileira
Todas as sessões têm entrada franca
De  22 de janeiro a 15 de março de 2015

Fonte: Cinemateca Brasileira
Coordenador de Difusão: Leandro Pardi
Programação: Sergio Silva
Assessoria de imprensa: Karina Almeida
Produção: Bia Ferreira Leite e Lívia Fusco
Site: Bruno Ishikawa

Endereço
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: 11-3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br



\"\"

Galeria de Ideias - soluções para seu website
A Galeria de Ideias oferece serviços de email marketing, hospedagem, desenvolvimento e atualização e divulgação de sites.


Hospedagem em todo o Brasil


Saúde na Vila Mariana


Kundalini Dance Meditation


Acupuntura próximo ao metrô Vila Mariana