Escoteiros Tacaúnas abrem inscrição para Alcateia

14/08/2019
Visualizado 721 vezes.
Escoteiros Tacaúnas abrem inscrição para Alcateia

Escoteiros Tacaúnas Alcateia abre inscrições para Lobinhos, que é formada por meninos e meninas de 6 a 11 anos.

Mundo de fantasia

Este é um período muito importante na formação dos jovens. Pois vivem em um mundo de fantasia, egocêntrico.

Alcateia - mundo de MowgliMundo do Mowgli

Para o escotismo tradicional essas características são um importante instrumento educacional. Os lobinhos vivem dentro do mundo do Mowgli, o menino-lobo. Ali tem seus defensores natos.

Lobo Velho Akelá

O Akelá é o velho lobo, chefe da alcateia, um sábio que lidera os lobinhos patas-tenras em seu caminho do bem e da alegria. O Balu (urso divertido) é o amigo mais próximo dos lobinhos, cuida de sua segurança próxima, ensina a viver alegremente e enfrentar as dificuldades com alegria. A Baguira (pantera) cuida da segurança externa e esta sempre por perto para defender os lobinhos em qualquer dificuldades.

Universo Infantil

Há outros líderes que formam o universo infantil, sempre apoiados nas leis do lobinho: Dizer sempre a verdade, ouvir os velhos lobos, etc.

Inscrições para Lobinhos aos sábados na Rua Santa Cruz 325 - no Parque Modernista

Os Tacaúnas estão com inscrições abertas a todos os jovens que queiram seguir o caminho do Escotismo Tradicional.

As inscrições acontecem nos sábados, nas reuniões às 14h, nas atividades do grupo no Parque Modernista, próximo ao metrô Santa Cruz. A entidade é filiada à  AEBP e ao WFIS.

Escotistas Tacaúnas

- Lobinhos - 6 à  11 anos
- Escoteiros - 11 à  16 anos
- Rovers - 16 à  23 anos

Grupo Escoteiro Tacaúnas

O GE Tacaúnas é uma organização que pratica o escotismo tradicional e está localizado no Parque Modernista na Rua Santa Cruz na Vila Mariana.

O nome Tacaúnas foi escolhido em maio de 1990, quando foi realizada a primeira reunião de pais para fundar o grupo. A primeira sede foi no EEPG Prof. Lourenço Filho que se localiza na Alameda dos Tacaúnas, no Bairro de Indianópolis, pertinho do GE Piratinis. Essa foi a razão do nome.

O grupo tem como missão praticar a Lei Escoteira e a Promessa Escoteira em toda e qualquer ocasião, tal como nos ensinou o Lord Baden Powell. Cultiva a paz, a fraternidade, a lealdade em todo o seu relacionamento. E o mesmo é exigido de seus membros e interlocutores de outras associações escoteiras brasileiras e estrangeiras. E as atividades são divididas por faixa etária.

A Alcateia é o ramo escoteiro em que ficam crianças de 6 a 11anos de idade de ambos os sexos, que são os Lobinhos. As idades podem variar dependendo do amadurecimento da criança e sua fase de desenvolvimento. As etapas do ramo lobo visam proporcionar os primeiros ensinamentos escoteiros e desenvolver o aspecto social, em que a criança aprende a viver junto com outras pessoas. Na Alcateia a criança se prepara para seguir para a Tropa Escoteira.

Tropa Escoteira

Aproximadamente com 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira. Depois de fazer a trilha para se adaptar ao futuro grupo. O Lobinho passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcateia e é recebido com muita alegria pela Tropa Escoteira, iniciando uma nova etapa em sua vida escoteira.

Os Tacaúnas seguem a lei do escoteiro:

O Escoteiro
1. É digno de confiança
2. É leal
3. Pratica todo dia uma boa ação
4. É amigo de todos
5. É cortês
6. É bom para com a Natureza
7. É obediente e disciplinado
8. Sorri nas dificuldades
9. É econômico

Sejam bem-vindos.

Contatos: 11-99155-2807 - 11-98019-5857 - 11-98781-0210
As reuniões são aos sábados das 14h30 às 17h
Parque Modernista - Vila Mariana
Rua Santa Cruz 325 - Próximo ao metrô Santa Cruz - São Paulo - SP

Imagem de juliezkoven0 por Pixabay