Cinemateca Brasileira na Vila Mariana

05/08/2013
Visualizado 89187 vezes.
Cinemateca Brasileira na Vila Mariana

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940. Seu acervo de filmes constituiu a Filmoteca do Museu de Arte Moderna (MAM), que viria a se tornar uma das primeiras instituições de arquivos de filmes a se filiar à FIAF - Fédération Internationale des Archives du Film (www.fiafnet.org), em 1948.

Instalada no espaço do antigo Matadouro Municipal, cedido pela Prefeitura da cidade, desde de 1992, é um local que nos permite aprazíveis e românticos momentos.

Chegar com antecedência, saborear um delicioso café expresso, que pode ser acompanhado de pequenos docinhos, passear pelas alamedas do pomar nos transporta da metrópole para um tempo em que o chichiar dos pássaros era o barulho do ambiente. Saudosos tempos!

A arquitetura surpreende a cada passo. O alto pé-direito, as paredes, vislumbram a visão e a imaginação. As louças dos banheiros também são de outra época, indizíveis. Visite a Cinemateca, nem que seja apenas para um café ou chá e renove as imagens que trafegam costumeiramente no cérebro.

A Cinemateca Brasileira possui o maior acervo de imagens em movimento da América Latina. É formado por cerca de 200 mil rolos de filmes, que correspondem a 30 mil títulos. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares, nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.

As coleções mais significativas de cinejornais são as do Cine Jornal Brasileiro, Carriço e Bandeirantes da Tela, todos feitos a partir da década de 1930, em nitrato de celulose.

Também pertence ao acervo a coleção de imagens da extinta TV Tupi – a primeira emissora de televisão brasileira. Em 1985, a instituição herdou 180.000 rolos de filme 16 mm com reportagens veiculadas nos telejornais da emissora, além de fitas de vídeo com a programação de entretenimento.

Mas nem só de passado é a Cinemateca Brasileira. Pois mantém um programa permanente dedicado à difusão de filmes brasileiros de média e longa-metragem inéditos no circuito comercial. Realizadores interessados em exibir seu filme nas sessões mensais do projeto podem enviar seu pedido para o e-mail programacao@cinemateca.org.br.

Com apresentações gratuitas e pagas, porém com valores acessíveis, se comparados com os do cinema comercial. Não deixe de conhecer este espaço.

Fonte: Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207
próxima ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
 


E-mail Marketing
O serviço de email marketing inclui a produção do HTML, hospedagem de arquivos, higienização da base de emails, mesclagem de diversos campos, programação de formulários de cadastros, geração de relatórios.