Retrospectiva da obra da artista brasileira Betty Leirner

23/09/2010
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Retrospectiva da obra da artista brasileira Betty Leirner

Formada em cinema pela USP, Betty Leirner trabalha na convergência de vários suportes e linguagens, dedicando-se há pelo menos duas décadas à realização de sua obra foto-cine-videográfica. Vivendo na Europa desde os anos 1980, já expôs individualmente em museus e instituições como a Casa das Culturas do Mundo, em Berlim, o Fórum Ludwig de Arte Internacional de Aachen, o Museu do Cinema em Düsseldorf, e o Museu de Etnologia em Hamburgo, na Alemanha.  Recentemente, seus filmes foram exibidos no Barbican Centre e, em março desse ano, na Tate Modern, em Londres. Em 1976, participou de sua primeira exposição coletiva no MASP e realizou sua primeira individual em 1978.  No Brasil, teve suas obras exibidas no MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras instituições.

Composta por mais de 30 filmes rodados por Betty em diversos países, a programação inclui ainda um debate voltado à discussão sobre as relações entre linguagem e suporte na fotografia, no vídeo e no cinema. Participam da mesa a própria artista, o pesquisador Arlindo Machado, a videoartista Lucila Meirelles e o cineasta Joel Pizzini. Um livreto contendo as sinopses dos filmes, textos inéditos da autora inglesa Anat Pick, de Betty Leirner e do pesquisador Arlindo Machado, bem como traduções do inglês, japonês e alemão de textos adicionais da obra da artista, será distribuído gratuitamente ao público durante a mostra.

A A RETROSPECTIVA BETTY LEIRNER entra em cartaz na Cinemateca entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, e depois no Goethe-Institut São Paulo, entre 05 e 08 de outubro. O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais, promovido pelo MinC e pela Funarte, com patrocínio da Petrobras, e conta com a produção e realização do Espaço Líquido, estúdio de criação audiovisual.

Não indicado para menores de 12 anos

ENTRADA FRANCA

Serviço

CINEMATECA BRASILEIRA

30 de setembro a 02 de outubro

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

GOETHE-INSTITUT SÃO PAULO

05 a a 08 de outubro

Rua Lisboa, 974

Pinheiros
Outras informações: (11) 3296-7000
www.goethe.de/saopaulo

 

PROGRAMAÇÃO

SALA CINEMATECA PETROBRAS

30.09 | QUINTA

 

20h00 PARES DÍSPARES

 

01.10 | SEXTA

 

20h00 PARES DÍSPARES

21h00 BRASIL INCÓGNITO

 

02.10 | SÁBADO

 

16h00 BRASIL INCÓGNITO

19h00 FOTOFILMES | DEBATE COM ARLINDO MACHADO, BETTY LEIRNER, LUCILA MEIRELLES E JOEL PIZZINI

 

GOETHE-INSTITUT SÃO PAULO

 

05.10 | TERÇA

 

17h00 FOTOFILMES

19h00 DJ D\'IMAGENS

 

06.10 | QUARTA

 

17h00 DJ D\'IMAGENS

19h00 ARTE & LINGUAGEM

 

07.10 | QUINTA

 

17h00 ARTE & LINGUAGEM

19h00 ART BEYOND POLITICS

 

08.10 | SEXTA

 

17h00 ART BEYOND POLITICS

19h00 JAPÃO INCÓGNITO

 

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

PARES DÍSPARES

cinemateca – qui 30 20h00 | sex 01 20h00

Amor, de Betty Leirner

Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 18’ | Exibição em DVCam

Orfeu e Eurídice apaixonam-se por Amor. Após a descida musical de Eurídice ao Inferno, Orfeu procura resgatá-la utilizando a magia das letras. Eurídice descreve o desenrolar da história através de seu olhar.

Conto (Märchen), de Betty Leirner

Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor 5’ 30’’ | Exibição em DVCam

Continuação do filme precedente, uma história de amor entre o Sempre e o Nunca.

Cautela (Caution chain), de Betty Leirner

Alemanha / Portugal, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 10’ 55’’ | Exibição em DVCam

Filme que exibe o cotidiano português em situações prosaicas e sublimes. Gravado em Sesimbra e em Lisboa, Portugal. Trilha sonora especialmente composta por Guenther A. Buchwald, pioneiro do cinema silencioso, em estreia musical no Brasil.

Cura (Miraculous love’s wounding), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ | Exibição em DVCam

Que amor é este que ao ferir, cura. Amor impossível, puro amor. Gravado em Tokushima.

Canto (Lied), de Betty Leirner

Alemanha, 1996, S-Vhs, cor 3’ 40’’ | Exibição em DVCam

Em Hamburgo, um par de atores interpreta um par de baleias.

Relações abstratas (Abstract relations), de Betty Leirner

Alemanha , 1996, S-Vhs, cor, 6’ | Exibição em DVCam

Diálogo imagético entre \'duunddu\' vocêevocê e \'ichundich\' eueeu.

Pares díspares (Pares ímpares), de Betty Leirner

Alemanha, 1999, DVCam, cor , 5’

Diários de casamento. Jogos de palavras brincam com suas acepções através de nomes de pessoas, características e personagens, em um convite ao sorriso.

 

BRASIL INCÓGNITO

cinemateca – sex 01 21h00 | sáb 02 16h00

Trilha sonora (Soundtrack), de Betty Leirner

Brasil, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 1’ 16’’ | Exibição em DVCam

Gravado no Jardim Botânico, Rio de Janeiro: tudo na vida é relativo, menos os tons musicais.

Voz interior (Inner voice), de Betty Leirner

Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam

Homenagem ao Poeta, ao Pintor e ao Músico, gravada na Bahia de Siá Marianinha, na Chapada dos Guimarães e em Bonito, Pantanal.

Boogie man / sagrado, de Betty Leirner

Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam

Evoluindo para melhor atendê-lo: filmado no bairro da Liberdade, São Paulo durante o aniversário de Buda.

Boogie man / profano, de Betty Leirner

Brasil, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam

Evoluindo para melhor atendê-lo: filmado no bairro da Liberdade, São Paulo durante o aniversário de Buda.

Retrato da artista quando jovem (Portrait of an artist as a young woman), de Betty Leirner

Brasil, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ | Exibição em DVCam

Rio de Janeiro: a descoberta da poesia através dos olhos de Anna Frangipani.

Pares díspares (Ímpares pares), de Betty Leirner

Portugal, 1999, DVCam, cor, 2’ 30’’

Diários de casamento em Lisboa.

Cantas (Sings), de Betty Leirner

Portugal / Japão, 1999, DVCam, cor, 3’

Em Portugal, no Brasil e no Japão, navegar é preciso, viver não é preciso, diria Camões.

 

FOTOFILMES

cinemateca – sáb 02 19h00

goethe-institut – ter 05 17h00

O testemunho de Hiroshima (The testimony of Hiroshima), de Betty Leirner

Japão,1999, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 10’’ | Exibição em DVCam

Filme mudo sobre a passageira impossibilidade em descrever a dor através das imagens.

Estação de trens de Hiroshima 1 (Hiroshima Station 1), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ | Exibição em DVCam

Fotofilme. Após 54 anos da destruição da cidade, o culto à força e à beleza masculina na estação de trens de hiroshima.

O reino menos o rei, de Betty Leirner e Francisco Magaldi

Brasil, 1980, 16mm, pb, 5’ | Exibição em DVCam

Considerada uma das primeiras transcrições da obra do poeta Augusto de Campos para o cinema, foi realizado por Betty Leirner em parceria com Francisco Magaldi e apresenta a Opus Nr. 1 de Flo Menezes.

Amantes (Lovers), de Betty Leirner

Japão, 2000, Hi-8/DVCam, cor, 3’ 48’’ | Exibição em DVCam

Fotofilme. Um casal de garças imóveis na correnteza do Kamogawa em Kyoto, Japão, nos remete às relações entre a fotografia e o cinema.

Unphotographable, de Betty Leirner

Alemanha, 1996, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 30’’ | Exibição em DVCam

Declaração de amor singela e erótica, filmada em Hamburgo no mais severo inverno alemão dos últimos anos.

Sujeitobjeto (Subjectobject), de Betty Leirner

Alemanha / Suiça, 2007, Nikon D2, cor, 3’ 50’’ | Exibição em DVCam

Mise-en-film em 2.538 fotografias, de um poema no qual as palavras se misturam ao olhar do espectador. Realizado em Basel, junto à Florian Kutzli, o poema de Betty Leirner faz parte do ciclo "practices of meaning".

Amantes (Lovers), de Betty Leirner

Japão / Alemanha, 2001, HI-8, cor, 30’ | Exibição em DVCam

A diferença entre os semelhantes, a semelhança entre os diferentes, e suas variações.

 

DJ D’IMAGES

goethe-institut – ter 05 19h00 | qua 06 17h00

Dentina (Dentures), de Betty Leirner

Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ | Exibição em DVCam

Ao som da Melodia Húngara D 817, de Franz Schubert, Julie Osterhage brinca com o equilíbrio entre o ser e o não ser do sorriso.

Corps humain, corps céléste, de Betty Leirner

Inglaterra / Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 50’’ | Exibição em DVCam

Doris Palme

O futuro habita a relação entre os corpos e as idéias. Corpo humano (Doris Palme), corpo celeste (sol de Londres).

Alusão (Illusion of illusion), de Betty Leirner

Brasil, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 08’’ | Exibição em DVCam

"Onde a realidade é a ilusão da substancialidade, a poesia supera a ilusão da ilusão" (Betty Leirner).

Lírico (Lyrics), de Betty Leirner

Inglaterra / Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ 15’’ | Exibição em DVCam

Clãs: elogios e críticas.

Árvore de família (Tree of life), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 23’ | Exibição em DVCam

As impressões de uma família Japonesa narradas pela filha, numa adaptação visual da obra poético-musical "Family Tree".

Texto (Text 98), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 5’ | Exibição em DVCam

Aos pés do grande Buda de Kamakura, os ensinamentos e as moedas se misturam. De resto, a simplicidade e a memória do esquecimento.

 

ARTE E LINGUAGEM

goethe-institut – qua 06 19h00 | qui 07 17h00

Os seres-letras (Les êtres lettres), de Betty Leirner e Walter Silveira

Brasil, 1991, Vhs/Betacam, cor, 10’ | Exibição em DVCam

Vocalização de Betty Leirner a partir de seu livro homônimo realizado entre 1980 e 1990, onde a metalinguagem e a simultaneidade revelam o indivisível limite do legível. Texturas

sonoras de Cid Campos.

Matéria e loucura (Materia mentale), de Betty Leirner

Alemanha, 1992-1995, S8/S-Vhs, cor, 8’ | Exibição em DVCam

Mostra as propriedades de reflexão, transparência e opacidade de um cérebro incolor. Em um segundo momento, bichos-mãos penetram um aquário cheio de líquido bidimensional. Gravado no Westwerk, em Hamburgo.

Algarismos e Caracteres (Chiffren und schriften) de Betty Leirner

Alemanha, 1997, Hi-8/S-Vhs, cor, 3’ 18’’ | Exibição em DVCam

Algarismos são substituíveis, caracteres, traduzíveis (E.W.). Homenagem à Michael Hamburger, Alfred Brendel e Elisabeth Walther (Bense) através da voz de Raoul Holzman.

György Ligeti, de Betty Leirner

Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 4’ | Exibição em DVCam

O grande compositor de música contemporânea ao escutar sua própria música. Gravado em Hamburgo por ocasião de seu aniversário de 70 anos.

Enunciado (Satz), de Betty Leirner

Alemanha, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 4’ | Exibição em DVCam

"Satz" é uma substância determinada pela fórmula atômica de suas letras. Documentação da instalação permanente de B.L. na Literaturhaus de Hamburgo.

A câmara de Schubert (La chambre de Schubert), de Betty Leirner

Austria, 1995, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam

Ouvindo o Rio Steyr na Áustria, Schubert compôs o conhecido Forellenquintett. No quarto, doze janelas abertas, o testamento musical de Beethoven, cinco cubos de vidro contendo representações imateriais, a cadeira, a mesa, o cérebro quase vazio.

 

ART BEYOND POLITICS

goethe-institut – qui 07 19h00 | sex 08 17h00

O testemunho de Hiroshima (The testimony of Hiroshima), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 2’ 10’’ | Exibição em DVCam

Filme mudo sobre a passageira impossibilidade em descrever a dor através das imagens.

Mistérios políticos (Political mistakes), de Betty Leirner

Israel / Jordânia , 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 18’ | Exibição em DVCam

Que a solução por detrás da crença seja positiva. Versão original em inglês, árabe, hebraico, ídiche e japonês.

Além da política (Art beyond politics), de Betty Leirner

Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 12’ | Exibição em DVCam

Depoimentos de Dieter Jänicke, Ohad Naharin, Ong Keng Sen e Eric Friedmann tomados, entre outros, na cidade de Hamburgo.

Cante comigo (Sing along), de Betty Leirner

Alemanha, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 7’ | Exibição em DVCam

Fotofilme que reflete o boom do turismo e a indiferença na Alemanha durante a guerra de desmantelamento da ex-Iugoslávia no coração da Europa.

O estrangeiro (Ebisu), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 6’ | Exibição em DVCam

Encontro inesperado no metrô de Tóquio: um grupo de trabalhadores, todos eles despedidos de seus empregos, fazem denúncias à porta da casa de seus patrões. Em um dos encontros, o patrão oferece café aos representantes dos trabalhadores: cada lata de café traz a inscrição "Boss".

Estação de trens de Hiroshima 2 (Hiroshima Station 2), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 3’ 16’’ | Exibição em DVCam

Na estação de trens de Hiroshima, a semelhança entre japoneses e índios sul-americanos, e a ironia do uso das palavras no vestuário moderno.

 

JAPÃO INCÓGNITO

goethe-institut – sex 08 19h00

Conto (Märchen), de Betty Leirner

Alemanha, 1996, Hi-8/S-Vhs, cor, 5’ 30’’ | Exibição em DVCam

História de amor entre o Sempre (Julie Osterhage) e o Nunca (Florian Kutzli).

Album de voyage (Travelog), de Betty Leirner

Japão, 1999, Hi-8/DVCam, cor, 24’ 35’’ | Exibição em DVCam

Filme síntese dos dois meses passados no Japão. Será que as moscas falam japonês? O que aconteceu ao sol ?

Japonês para principiantes (Japonese for beginners), de Betty Leirner

Israel / Alemanha, 1998, Hi-8/S-Vhs, cor, 10’ | Exibição em DVCam

Urashima Taro, um pobre pescador, pescou uma tartaruga e à terra incógnita ela o levou. De onde vens? O que esperas? Estás pronto? Parabéns. A lenda de Urashima Taro contada por Yamamori Sensei.

O futuro de uma ilusão (The future of a illusion), de Betty Leirner

Brasil, 2000, Hi-8/DVCam, cor, 6’ 37’ | Exibição em DVCam

Freud. Praia, morenice, sutra, batuque. Fotofilme: o Rio de Janeiro no primeiro dia do ano-milênio.

Cantas (Sings), de Betty Leirner

Portuga / Japão 1999, DVCam, cor, 3’

Em Portugal, no Brasil e no Japão, navegar é preciso, viver não é preciso, diria Camões.

Pares ímpares (Pares díspares), de Betty Leirner

Alemanha, 1999, DVCam, cor, 5’

Diários de casamento. Jogos de palavras brincam com suas acepções através de nomes de pessoas, características e personagens em um convite ao sorriso.