Homenagem a Hector Babenco na Cinemateca Brasileira

20/07/2016
Visualizado 240 vezes.
Homenagem a Hector Babenco na Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira homenageia Hector Babenco com programação especial de 21 a 24 de julho de 2016 - entrada franca.

Programação e resumos

Quinta-feira, 21 de julho

19h00 - O rei da noite

- Brasil, 1975, 35mm, cor, 98 minutos
- com Paulo José, Marília Pera, Vick Militello e Cristina Pereira
- classificação indicativa: 16 anos

Primeiro longa do diretor, o filme é inspirado na cultura do tango, muito presente nos meios boêmios de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. Jovem começa a namorar uma moça de família ao mesmo tempo em que frequenta a vida noturna da cidade e mantém um ardente romance com uma cantora de cabaré. Prêmio de Melhor ator para Paulo José no Festival de Brasília de 1976. Montagem de Sylvio Renoldi.

21h00 - Lúcio Flávio, o passageiro da agonia
- Brasil, 1976, 35mm, cor, 125 minutos
- com Reginaldo Farias, Ana Maria Magalhães, Milton Gonçalves, Paulo Cesar Pereio, Ivan Cândido e Grande Othelo
- classificação indicativa: 18 anos

Os últimos momentos da vida de Lúcio Flávio, um bandido famoso que empreende fugas e ações espetaculares. Capaz de fugir de qualquer prisão, ele acaba descobrindo que é vítima de poderosas organizações criminosas. Visto por mais de 5 milhões de espectadores no seu lançamento.

Sexta-feira, 22 de julho


19h00 - Pixote, a lei do mais fraco
- Brasil, 1980, 35mm, cor, 125 minutos
- com Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado e Beatriz Segall
- classificação indicativa: 18 anos

Oprimidos pela violência do reformatório onde estão encarcerados, um grupo de meninos decide fugir para viver do roubo de carteiras - entre eles, Pixote. Nas ruas, recebem uma proposta para transportar drogas para o Rio de Janeiro, mas o negócio não dá certo e eles retornam à capital paulista. Conhecem uma prostituta e, em acordo com ela, passam a assaltar seus clientes. Baseado em romance de José Louzeiro, o filme recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais, entre eles o Leopardo de Prata no Festival de Locarno de 1981.

21h30 - O beijo da Mulher Aranha
- Brasil, 1985, 35mm, cor, 120 minutos
- com Raul Julia, William Hurt, Sônia Braga, José Lewgoy, Milton Gonçalves
- classificação indicativa: 16 anos

No presídio de um país latino-americano não especificado - dois prisioneiros, um homossexual e um militante político ensaiam uma difícil convivência. Baseado na novela homônima de Manuel Puig. Pelo filme, William Hurt recebeu o Oscar de Melhor ator e o prêmio na mesma categoria no Festival de Cannes de 1985.

Sábado, 23 de julho

17h30 - Ironweed
- EUA, 1987, 35mm, cor, 137 minutos
- com Jack Nicholson, Meryl Streep, Carroll Baker e Tom Waits
- classificação indicativa: 14 anos

Um homem destruído pela morte do filho vaga com sua companheira sem esperança, sem lar e sem dinheiro. Alcoólatras, vão para a cidade onde seu filho morreu vinte e dois anos antes, e convivem com outros andarilhos nos anos da Depressão. Jack Nicholson e Meryl Streep, ambos indicados ao Oscar pelos papéis, também estiveram juntos no filme de Mike Nichols, A difícil arte de amar (1986).

20h30 - Brincando nos campos do senhor

- Brasil, EUA, 1991, 35mm, cor, 186 minutos
- com Aidan Quinn, Tom Berenger, Daryl Hannah e John Lithgow
- classificação indicativa: 16 anos

Um casal de evangélicos embrenha-se na selva amazônica brasileira para catequizar índios ainda arredios à noção de Deus. As intenções religiosas e a harmonia entre brancos e índios no local tornam-se instáveis com a presença de um mercenário descendente de índios americanos. Roteiro de Babenco e Jean-Claude Carrière, baseado no romance homônimo de Peter Matthiessen.

Domingo, 24 de julho

16h00 - Coração iluminado

- Brasil, Argentina e França, 1998, 35mm, cor, 130 minutos
- com Miguel Angel Solá, Maria Luisa Mendonça, Walter Quiroz e Xuxa Lopes
- classificação indicativa: 18 anos

Um amor interrompido pela suposta morte da amante vem à tona novamente quando Juan retorna ao lugar onde a paixão por Ana se iniciara. Lá chegando descobre que Ana está viva e casada, vai ao encontro e no caminho conhece Lilith, aumentando assim ainda mais a lembrança da paixão antiga. Um dos grandes filmes de Babenco. Seleção oficial no Festival de Cannes.

18h30 - Carandiru
- Brasil, 2003, 35mm, cor, 145 minutos
- com Luiz Carlos Vasconcelos, Milton Gonçalves, Maria Luísa Mendonça, Rodrigo Santoro e Lázaro Ramos
- classificação indicativa: 16 anos

Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Baseado no livro de Drauzio Varela. Seleção oficial no Festival de Cannes.

21h00 - O passado (El pasado)
- Brasil, Argentina, 2007, 35mm, cor, 114 minutos
- com Analia Couceyro, Gael Garcia Bernal, Claudio Tolcachir, Marta Lubos e Marcelo Chaparro
- classificação indicativa: 18 anos

A história de Rimini e Sofia, dois adolescentes que se casam, ficam juntos por 12 anos e resolvem se separar. A partir daí, Rimini tenta recomeçar sua vida, mas a presença constante de Sofia irá provocar pequenas tragédias. Baseado no romance homônimo de Alan Pauls.

Mais sobre a Cinemateca Brasileira

Fonte: Cinemateca Brasileira

Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: 11-3512-6111 (ramal 215)