Unifesp oferece vagas para voluntários para avaliar efeito da acupuntura

27/04/2016
Visualizado 564 vezes.
Unifesp oferece vagas para voluntários para avaliar efeito da acupuntura

A Disciplina de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - oferece 40 vagas para voluntários para pesquisa que visa avaliar o efeito da acupuntura e da amitriptilina em pacientes com dor difusa, há mais de três meses, que compromete o sono e ocasiona fadiga.

Os voluntários selecionados passarão por avaliação médica inicial, exames laboratoriais e serão separados por grupos. Um deles será submetido à acupuntura duas vezes por semana, durante quatro semanas. O outro receberá somente medicação. Ambos serão acompanhados durante um período de oito semanas, tempo em que receberão medicamentos via oral. Haverá preenchimento de questionários.

Para participar do estudo, os interessados podem entrar em contato com o Ambulatório de Dor Unifesp pelo telefone 5084-7463, às segundas e terças-feiras, das 8h30 às 12h ou pelos telefones 98129-1914 e 94482-4366. Os atendimentos acontecem no Ambulatório de Dor do Hospital São Paulo, situado à Rua Botucatu, nº 593 através de agendamento.

A pesquisa será feita com pessoas de ambos os sexos e com idade entre 18 e 60 anos. Não podem participar do estudo aqueles com: exames laboratoriais alterados; diabetes; doenças na tireoide; doença hepática; outras síndromes dolorosas; doença psiquiátrica; doença reumática ou neuromuscular; doença neurológica; hipersensibilidade ao medicamento (Amitriptilina e Paracetamol); arritmia, infarto do miocárdio recente; coagulopatia; uso de anticoagulantes; grávidas; glaucoma; uso de antidepressivo, anticonvulsivante, neuroléptico, opióide há pelo menos 4 semanas; tratamento com acupuntura até um ano antes do começo do estudo; infecção pelo HIV/Hepatite B.

Fonte: Universidade Federal de São Paulo - Unifesp