Higiene íntima da mulher: mitos e verdades

13/08/2015
Visualizado 674 vezes.
Higiene íntima da mulher: mitos e verdades

A Dra. Adriana Bittencourt Campaner falou no periódico Conectar sobre os mitos e verdades na higiene íntima da mulher. A seguir, um resumo das orientações da Dra. Adriana.

O uso de lenço umedecido dermatologicamente comprovado, o limpar de "frente para trás", o lavar apenas a parte externa da vagina são verdades, segundo a Dra. Adriana. O protetor de calcinha de uso diário, também pode ter algumas restrições, assim como os sabonetes específicos para a higiene íntima, que devem ser usados com parcimonia.

Explicou sobre alguns mitos, e afirmou que ter corrimento não é normal, também não aconselha a retirada de todos os pêlos pubianos. Recomenda o uso de calcinhas de algodão, tal que permitam o maior arejamento da área genital. O uso de piercings e de tatuagens na região genital pode lesionar a pele e provocar infecções.

Quanto aos perfumes e talcos na região íntima, há estudos, mas ainda não são conclusivos.

Leia o artigo: Mitos e verdades que causam dúvidas sobre a higiene íntima na íntegra, no portal da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Dra. Adriana Bittencourt Campaner é professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médica do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo