XIII Ciclo de Leituras Públicas - Tennessee Williams em um Ato, no TUSP

30/04/2015
Visualizado 543 vezes.
XIII Ciclo de Leituras Públicas - Tennessee Williams em um Ato, no TUSP

O Teatro da USP realiza em São Paulo a leitura de textos que compõem a programação do XIII Ciclo de Leituras Públicas - Tennessee Williams em um Ato, que traz peças curtas do autor estadunidense. Em São Paulo as leituras são realizadas na sala experimental Plínio Marcos.

Neste XIII Ciclo, o TUSP pretende traçar um panorama das peças curtas de Tennessee Williams, um dos mais importantes nomes da dramaturgia moderna. O tema da opressão - seja ela sexual, racial ou social - é uma constante em sua obra, marcada pelo forte teor autobiográfico e grande sensibilidade na construção de suas personagens.

Cronograma e sinopses

04.05 | A dama da loção antipiolho / E contar tristes histórias das mortes das bonecas.
11.05 | O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço / A Mais Estranha Forma de Amor.
18.05 | Mr. Paradise / Fala Comigo como a Chuva e me deixa Ouvir.
25.05 | Verão no Lago / 27 vagões de algodão.
01.06 | Lembranças de Bertha / Estas são as Escadas que Você Tem que Vigiar.
08.06 | Por que Você Fuma Tanto, Lily? / O Quarto Rosa.

A Dama da Loção Antipiolho (1941)
A Dama da Loção Antipiolho de Tennessee Williams retrata o universo de pessoas que vivem de aluguel em um bairro pobre francês de Nova Orleans. As personagens, para sobreviverem e suportarem este ambiente, criam um “mundo de ficção” a base de mentiras, promessas e tapeações.

E contar tristes histórias das mortes das bonecas (1957)

A trama conta a história de Candy, uma travesti que comprou o negócio de seu ex-amante depois que este a abandonou e que passa a sustentar um marinheiro violento e homofóbico por quem se apaixona.

O Último dos Meus Relógios de Ouro Maciço (1946)
Escrita em 1946, gira em torno de um vendedor de sapatos de Mississippi chamado Charlie Colton “cujo tempo já passou e que pateticamente ecoa a si mesmo”; Williams desenha aspectos de seu pai, um caixeiro-viajante, em seu retrato de Colton.

A mais estranha forma de amor (1946)
A mais estranha forma de amor retrata o cotidiano da vida de homens e mulheres em uma pequena cidade industrial dos Estados Unidos. Histórias efêmeras de inquilinos em um quarto que hospeda trabalhadores passageiros. As doenças provocadas pela fábrica, o alcoolismo, os seus “amores”, são alguns temas abordados por Tennessee Williams nessa peça.

Mr. Paradise (1939)
Garota visita Mr. Anthony Paradise (pseudônimo de Jonathan Jones) em sua esquálida residência. Ele é autor de um livro de poemas que ela alega ter mudado sua vida, querendo que ele se revele para o mundo. Ela planeja organizar palestras, leituras e etc. para que ele seja reconhecido. A Garota tenta convencê-lo, mas, aos poucos, ele dissolve os argumentos dela alegando que os tempos mudaram.

Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir (1953)
Um homem e uma mulher em um quarto, numa região pobre e degradada de Manhattan. Rostos jovens e maltratados como os de crianças em um país devastado pela fome. Diálogos de lembranças do passado, do futuro. Essas memórias serão reais? Imaginárias?

Verão no Lago (1937)
O texto Verão no Lago retrata uma família que vivencia a separação dos pais em um momento de decadência financeira. A ação se passa em uma tarde, onde, em poucas páginas, Tennessee Williams constrói um poderoso perfil psicológico das personagens.

27 vagões de algodão (1946)
Um incêndio criminoso destruiu o descaroçador de algodão do Sindicato Rural dos plantadores, do qual Silvio Vicarro é superintendente. A peça não dá margens a dúvidas quanto à autoria do ato, praticado por Jake Meighan, vizinho arrendatário de terras e proprietário de um descaroçador. Embora tenha razões para suspeitar, Vicarro acerta a venda para Jake dos 27 lotes de algodão que já não poderá descaroçar. Enquanto se ausenta para executar a tarefa, Jake deixa Flora, sua mulher, incumbida de fazer companhia a Vicarro e lhe deixar “à vontade”.

Lembranças de Bertha (1946)
Bertha, uma prostituta muito doente e sem um tostão, que reside atualmente em um bordel decadente, relembra seu passado, incluindo um amor perdido há muito tempo que agora é casado e tem um filho.

Estas São as Escadas que Você Tem que Vigiar (1941)
Carl, lanterninha veterano de cinema, apresenta ao recém-contratado, que o substituirá em suas férias, as suas atribuições, instruindo-o a não deixar consumidores subirem nas escadas. No entanto, os clientes são obcecados por isso, incluindo o sedutor Gladys.

Porque você fuma tanto, Lily? (1935)
Ambientada em um apartamento moderno, tendo como personagens uma família de alta classe, essa é mais uma peça de Tennessee Williams ambientada em meio à crise financeira dos EUA da década de 30. Nela é retratado um conflito materno, em que a mãe tenta enquadrar a filha na “função de mulher ideal” para a sociedade, com resistência da última.

O Quarto Rosa (1943)
A peça apresenta um casal discutindo a relação no quarto rosa que nomeia o título. A Mulher acusa o Homem de não ser o mesmo que era antes. Ao final, quando manda este embora, ela recebe outro homem em seu quarto.

Serviço
XIII Ciclo de Leituras Públicas
TUSP – Rua Maria Antônia, 294, Consolação
A estação de metrô mais próxima é a República: linhas Vermelha e Amarela

Fonte: Teatro da USP