Filmes africanos produzidos em Angola, Moçambique, França e Portugal, na Viriato Corrêa

29/10/2014
Visualizado 560 vezes.
Filmes africanos produzidos em Angola, Moçambique, França e Portugal, na Viriato Corrêa

A biblioteca Viriato Corrêa apresenta uma seleção de filmes africanos lusófonos produzidos em Angola, Moçambique, França e Portugal. As apresentações acontecem nos dias 1º, 7 e 8 de novembro de 2014, com entrada franca.

Na cidade vazia
Hollow city, Angola, França, Portugal, 2004, 90 min, falado em português sem legendas, DVD
Direção: Maria João Ganga. Elenco: Roldan Joao, Domingos Fernandes, Raúl Rosário.
Fugindo da guerra civil, um grupo de crianças chega ao aeroporto de Luanda. N'dala, um órfão, descobre uma cidade abandonada e sonha em voltar à sua terra para reencontrar os parentes mortos. Para maiores de 14 anos.
Dia 1º de novembro às 15h

Nha fala
Idem, França, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Portugal, 2002, 90 min, legendado, DVD
Direção: Flora Gomes. Elenco: Ângelo Torres, Bia Gomes, Danielle Evenou.
Em Cabo Verde, todos os acontecimentos que regem a vida social viram música. Mas na família da jovem Vita, uma lenda promete a morte a quem tentar. Na França, onde Vita estuda, ela encontra Pierre, músico, por quem se apaixona. Ela canta e Pierre descobre a beleza de sua voz, convencendo-a a gravar um disco que se torna sucesso. Mas Vita desafiou a tradição, e decide então voltar à casa para confessar à sua família e receber o castigo. Livre.
Dia 1º de novembro às 17h

Férias em casa
Vacances au Pays, Camarões, França, 2000, 75 min, legendado, DVD
Direção: Jean-Marie Teno.
Em 1998, Jean-Marie Teno volta, durante o verão, à terra de sua infância, nos Camarões. De Yaoundé, cidade grande, até Badjoun, aldeia onde passava as férias na infância, a viagem lhe permite fazer inventário irônico da situação do país. Ao sabor dos encontros, o autor denuncia a incompetência da administração e o fascínio pela modernidade importada da Europa, que não se adapta à África e suas tradições. “A escola nos ensinou a desprezar os símbolos de nossa cultura e a palavra de nossos avós”, lastima. À procura de um novo modelo para a África, sonha com uma modernidade a serviço da maioria, que permita ao país reconciliar-se com sua cultura. Livre.
Dia 7 de novembro às 15h

Moçambique, jornal de uma independência
Mozambique, journal d'une indépendance, França, 2003, 52 min, legendado, DVD
Direção: Margarida Cardoso.
Sob o impulso do General Samora, apareceu em Moçambique a esperança de um verdadeiro desenvolvimento na arte e na educação através do cinema. O filme reconstitui o projeto hoje extinto. Para maiores de 12 anos.
Dia 7 de novembro às 17h

Virgem Margarida
Moçambique, França, Portugal, 2012, 90 min, falado em português sem legendas, DVD
Direção: Licínio Azevedo.
1975, Moçambique. A revolução tira as prostitutas e os bordéis da capital. As mulheres são levadas para um campo de reeducação. Margarida, uma jovem camponesa, é enviada por engano para o local. Para maiores de 14 anos.
Dia 8 de novembro às 15h

Eu e meu branco

Moi et mon Blanc, Burkina Fasso, França, Suécia, 2003, 90 min, legendado, DVD
Direção: Pierre Yameogo. Elenco: Abdoulaye Komboudri, Anne Roussel, Bruno Predebon.
Mamadi, estudante de Burkina Faso, e Frank, jovem francês, trabalham como vigias da noite num estacionamento. Através das telas do equipamento de segurança acompanham as idas e vindas, a prostituição e o tráfico de drogas que acontece entre o movimento dos automóveis. Uma noite, Mamadi descobre um embrulho abandonado, com drogas e dinheiro, e decidem ficar com ele, mas são perseguidos pelos donos. Nessa aventura, cada um deles vai descobrir o mundo do outro. Para maiores de 12 anos.
Dia 8 de novembro às 17h

O jardim do outro homem
Jardin D'un Autre Homme, Moçambique, 2006, 84 min, falado em português sem legendas, DVD
Direção: Sol de Carvalho. Elenco: Evaristo Abreu.
Para uma jovem que quer estudar medicina em Moçambique, os obstáculos vão muito além das distrações de seu namorado e sua família. Um país com poucas oportunidades para as mulheres. Para maiores de 12 anos.
Dia 9 de novembro às 17h

Biblioteca Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, São Paulo, SP
Próximo ao metrô Vila Mariana

Fonte: Prefeitura de São Paulo



E-mail Marketing
O serviço de email marketing inclui a produção do HTML, hospedagem de arquivos, higienização da base de emails, mesclagem de diversos campos, programação de formulários de cadastros, geração de relatórios.


Hospedagem em todo o Brasil


Saúde na Vila Mariana


Dentista 24 horas


Serviços de motoboy


Excelente oportunidade de locação na Vila Mariana