Exposições sobre iconografia da serpente, no Museu Afro Brasil

29/09/2014
Visualizado 790 vezes.
Exposições sobre iconografia da serpente, no Museu Afro Brasil

Representações artísticas da serpente, em duas exposições simultâneas: José de Guimarães - O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg e A Serpente no Imaginário Artístico, até 7 de dezembro de 2014, no Museu Afro Brasil.

José de Guimarães apresenta seu mais recente trabalho, realizado especialmente para as comemorações dos dez anos do Museu Afro Brasil. Os dez guaches espelham sua interpretação pictórica da obra do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929). O estudioso alemão esteve na América do Norte, no final do século XIX, para pesquisar sobre o Ritual da Serpente dos índios hopis.

Já a mostra A Serpente no Imaginário Artístico capta toda a extensa simbologia da serpente nas artes. Ela é encontrada nas máscaras gueledé, e nas variegadas garrafas e bandeiras do vodu haitiano, que integram a mostra. Suas formas tortuosas inspiraram a visão dos artistas: ela se esgueira na escultura de Mestre Didi, e do beninense Kifouli, reverbera na tela de Siron Franco, e se incrusta na gravura de Gilvan Samico. Estarão expostas também obras de Carybé, Juarez Paraíso, Francisco Graciano, Noemisa Batista dos Santos, além de trabalhos do Benim e Haiti. As obras dessa mostra pertencem ao acervo do Museu Afro Brasil.

Serviço
Exposições sobre iconografia da serpente
Encerramento: 7 de dezembro de 2014

Fonte: Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera - Portão 10 - São Paulo / SP - 04094 050
Fone: 55 11 3320-8900
Entrada gratuita

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17h, Com permanência até às 18h.

Na última quinta-feira de cada mês, o horário de funcionamento será estendido até às 21h, para atendimento noturno ao público visitante.



E-mail Marketing
O serviço de email marketing inclui a produção do HTML, hospedagem de arquivos, higienização da base de emails, mesclagem de diversos campos, programação de formulários de cadastros, geração de relatórios.


Hospedagem em todo o Brasil


Odontologia Beleza e Saude


Dentista 24 horas


Serviços de motoboy


Renove sua casa com a Artplac Marcenaria