Museu de Arte Contemporânea no Ibirapuera

09/12/2013
Visualizado 959 vezes.
Museu de Arte Contemporânea no Ibirapuera

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que completa 50 anos em 2013, tem sua origem na transferência para a Universidade de São Paulo das coleções que formavam o antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Nas últimas décadas, o MAC USP continuou ampliando suas coleções modernas e contemporâneas. Nesse período ingressaram para o acervo obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais.

Em 2013 ganha fôlego a implantação do acervo do Museu em sua nova sede, um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 por Oscar Niemeyer. Além desse novo espaço, o MAC USP mantém sua sede no campus da USP, tendo à disposição de estudantes, especialistas e público em geral um centro de referência sobre arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, formado por uma biblioteca e um importante arquivo documental.

Programação 2014

o AGORA, o ANTES: Uma Síntese do Acervo do MAC - até 27 de julho de 2014

A exposição apresenta uma revisão crítica dos gêneros tradicionais da arte (alegoria, retrato, paisagem e natureza-morta) e toma como partido a convivência em um mesmo espaço de objetos ou registros de ações originados em tempos e lugares distintos. Entre as 85 obras estão grandes nomes do acervo como Amedeo Modigliani, Tarsila do Amaral, Henri Matisse, Giorgio De Chirico e Anita Malfatti, por exemplo, ao lado de obras de jovens artistas, como Thiago Honório, Fernando Piola, Marina Saleme, Rommulo Vieira Conceição e Júnior Suci.

O Artista como Autor / O Artista como Editor - até 27 de julho de 2014
Esta exposição apresenta duas características visíveis na cena artística das últimas décadas: por um lado, artistas que agem sobre o mundo, reivindicando sua inscrição como autor, por meio de gestos e estruturas formais que ratifiquem sua individualidade e por outro, artistas que agem como quem joga com imagens já prontas, ressignificando o sentido original das mesmas, quer por meio da escolha arbitrária de uma ou outra imagem, quer pela articulação de várias.

José Antonio da Silva em Dois Tempos - até 18 de janeiro de 2014
Exposição mostra 41 trabalhos de José Antonio da Silva (1909-1996) pertencentes ao acervo do MAC USP. As pinturas e desenhos refletem duas fases do artista autodidata que, entre primitivo e concreto, se fez pintor no contexto modernista dos anos 1940/50.

Classicismo, Realismo, Vanguarda: Pintura Italiana no Entreguerras - até 27 de julho de 2014
Com curadoria de Ana Magalhães, docente do MAC USP, mostra apresenta as 71 pinturas italianas adquiridas entre 1946 e 1947 por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e sua esposa Yolanda Penteado, para a criação do antigo MAM de São Paulo. A exposição traz ainda dez obras de artistas brasileiros cujas práticas mantinham relação com o ambiente artístico italiano do entreguerras.

Os Volpis do MAC - até 2 de março de 2014
Dezoito obras do artista Alfredo Volpi que pertencem à coleção do Museu, com curadoria do também artista plástico Paulo Pasta.

Responsável: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Contato: 5573-9932 | Informações: www.mac.usp.br | http://twitter.com/#!/mac_usp | www.facebook.com/usp.mac

MAC USP Ibirapuera
Acesso e Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301
Terça a domingo das 10 às 18 horas. Entrada gratuita.
04094-000 - São Paulo - SP - Brasil

Estacionamento no Parque com Zona Azul. Entrada gratuita.

Fonte: Prefeitura de São Paulo



E-mail Marketing
O serviço de email marketing inclui a produção do HTML, hospedagem de arquivos, higienização da base de emails, mesclagem de diversos campos, programação de formulários de cadastros, geração de relatórios.